Participe de um grupo cultural da FURB, inscrições abertas

Participe de um grupo cultural da FURB, inscrições abertas

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) acredita que o contínuo investimento em programas e projetos artístico-culturais se torna uma grande oportunidade de desenvolvimento e de integração social para estudantes e a comunidade. Por isso, os grupos culturais da Universidade (Coro, Grupos de Dança, Orquestra, Camerata de Violões e Grupo Teatral Phoenix) então com inscrições abertas para novos membros.
 
Para participar basta acessar o www.furb.br/cultura procurar pelo grupo de seu interesse e fazer a inscrição no link disponível no final da página. Para os estudantes da FURB existe a possibilidade de receber bolsa-cultura no valor de oito créditos financeiros (mediante avaliação), mas os projetos também são abertos para a comunidade externa. 
 
Camerata de Violões
 
A Camerata de Violões é formada por quatro integrantes violonistas estudantes da Universidade. O professor Renato Mór, coordenador da Camerata explica que, desde o seu surgimento, o grupo busca representar a FURB. “A Camerata tem entre seus principais propósitos representar a Universidade em eventos acadêmicos, científicos, artísticos e culturais; promover e apresentar à comunidade a cultura musical histórica e a cultura do violão como instrumento de concerto; incentivar a formação de jovens talentos em música clássica”.
 
Podem se inscrever para participar do grupo, os estudantes da FURB que já tenham alguma formação inicial em violão, preferencialmente os que já possuem conhecimento de leitura e teoria musical.
 
Grupos de Dança
 
Os Grupos de Dança da FURB são núcleos estáveis de produção artística na Universidade. Iniciou em 1994, com o grupo de Danças Alemãs e em 2016, outras modalidades foram incorporadas, como as Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Além disso, este ano os grupos ganham uma nova coordenadora, a professora Jussara Xavier.
 
“Na minha percepção, além de fortalecer o papel da arte na Universidade, os grupos de dança da FURB oportunizam espaços diferenciados para fazer e pensar dança, tanto na cidade de Blumenau, quanto no estado de Santa Catarina”, afirma Jussara.
 
Ela ainda destaca que, para participar de qualquer um dos grupos de dança, basta o interesse pela dança. “É um projeto totalmente aberto e acessível à comunidade interna e externa. A inscrição e participação em qualquer um destes grupos de dança é gratuita. Não há pré-requisito para o ingresso, basta o interesse, o desejo de participar de experiências artísticas fundadas na dança”, observa.
 
Orquestra
 
A Orquestra da FURB é uma atividade de prática de conjunto e uma atividade complementar para os estudantes do curso de música e, também, para estudantes de outros cursos da FURB ou voluntários da comunidade que queiram exercitar o seu instrumento em um conjunto. O maestro Roberto Rossbach destaca que, para participar, o candidato deve ter conhecimento básico de um instrumento de orquestra e domínio elementar da leitura de partitura musical.
 
Grupo Teatral Phoenix
 
O grupo de teatro da FURB caracteriza-se pelo constante estudo na área de encenação teatral, contribuindo para a construção da cidadania e desenvolvimento do senso crítico sobre o estar no mundo. Fundado em 1974 por estudantes da Universidade, incentivados pela professora de Artes Cênicas Edith Kormann, o Grupo Teatral Phoenix foi dirigido, ao logo de sua história, por grandes profissionais do teatro nacional e internacional e transitou pelos mais variados estilos de representação. É o grupo teatral mais antigo de Blumenau.
O Phoenix é um projeto de extensão integrado por estudantes da FURB e voluntários vindos da comunidade que participam de treinamentos oferecidos como também das montagens realizadas.
 
 A cada ano o Grupo Phoenix realiza nova montagem buscando discutir assuntos de interesse da comunidade jovem, representada por seus próprios integrantes. A coordenação é do professor Roberto Murphy.
 
Coro
 
O Coro da FURB foi fundado em 1992 e, desde então, vem servindo como mostra da produção artística realizada dentro da Universidade. Utiliza elementos da linguagem cênica e percussão corporal. Trabalhando com MPB adaptada para o canto coral e com o apoio da linguagem cênica, o Grupo expande as fronteiras da realização artística, buscando uma identidade própria dentro da linguagem coral.
 
Sob a regência de Eusébio Kohler, o Coro da FURB é formado por 30 integrantes, dentre voluntários e estudantes bolsistas dos mais diversos cursos da FURB, e realiza ensaios de duas horas de duração, duas vezes por semana.
 
Acesse furb.br/cultura e saiba mais.