Parceria da FURB com MCTI investe 200 mil em iniciativas de inovação tecnológica

Parceria da FURB com MCTI investe 200 mil em iniciativas de inovação tecnológica

Foto: Divulgação

 

Convênio celebrado entre Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) dá apoio para iniciativas de inovação tecnológica desenvolvidas na Universidade. O convênio tem origem em recursos de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 200 mil reais, depositados em conta do convênio no final de 2021.

Por meio do projeto foram contratados 19 estudantes, de diversos cursos de graduação, para desenvolver um conjunto de ações vinculadas a núcleos e programas de pesquisa já existentes na FURB.

O convênio está contribuindo com a implementação da política de inovação a partir do fortalecimento de diversas iniciativas de inovação desenvolvidas pela Universidade de Blumenau com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado a processos de desenvolvimento em Blumenau e na região do Médio Vale do Itajaí. Os recursos estão alocados para ações desenvolvidas pelo Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR/PPGDR), Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (LDTT), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e Agência de Inovação Tecnológica da (AGIT).

Igualmente, a proposta contribuirá para consolidar a política institucional de promoção da iniciação científica e tecnológica e empreendedorismo inovador junto a seus estudantes de graduação por meio da participação em projetos de extensão tecnológica.

Segundo o Professor Valmor Schiochet, coordenador técnico do projeto “o convênio está permitindo consolidar experiências inovadoras na interação da Universidade e comunidade regional, em especial nas relações que estabelece com organizações da sociedade civil, organizações educacionais, incubadoras tecnológicas e o Centro de Inovação Blumenau, bem como prefeituras e órgãos públicos e particularmente com o setor produtivo da região do Médio Vale do Itajaí”.

Mais informações sobre o convênio podem ser obtidas na Plataforma Mais Brasil (acesso livre, Convênio 900419/2020)