Orange Day: dia de dizer não à violência contra a mulher e crianças. Debate na FURB marca a data

Orange Day: dia de dizer não à violência contra a mulher e crianças. Debate na FURB marca a data

Foto: Divulgação

Para conscientizar e mostrar para sociedade e para as pessoas que sofrem com agressões que elas podem ser acolhidas e receber apoio, o projeto de extensão Orange Day – Diga não à violência contra a mulher e crianças, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou um evento na noite desta quinta-feira, dia 23.

O evento contou com a participação da presidente da Associação da Mulher Unimediana de Blumenau (Amub), Debora França Arenhart, do coronel da Polícia Militar, Jefferson Schmidt, da conselheira tutelar, Rosa Maria Lemos, e da tenente da Polícia Militar de Santa Catarina, Vitória Mattos Malassise e aconteceu no auditório do bloco J, campus 1 da FURB.  

A campanha do Orange Day foi lançada pela ONU, que proclamou o dia 25 de cada mês como o Dia Laranja. O projeto chegou em 2014, em Blumenau, por iniciativa da professora do departamento de Engenharia Química da FURB, Mercedes Reiter. “A gente não trabalha diretamente com as pessoas atingidas, mas é nosso papel como universidade, conscientizar e educar, porque eu acredito que educação hoje, muda as pessoas, então quanto mais levamos educação, realizamos seminários, eventos e mais promoções em relação à violência, estamos trabalhando pelo futuro”, acredita Mercedes.

O debate sobre o tema se torna ainda mais importante quando, no primeiro semestre de 2023, 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, crescimento de 2,6% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando 704 mulheres foram assassinadas por razões de gênero, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A tenente da Polícia Militar de Santa Catarina, Vitória Mattos Malassise comenta sobre o papel da polícia contra a violência. “Nós temos um programa especial, a Rede Catarina de Proteção à Mulher, e a PM viu essa necessidade de criar um programa especial, justamente por conta do aumento de casos de violência doméstica. O Poder Judiciário deferia as medidas protetivas, mas não tinha alguém que fiscalizasse o seu cumprimento, então a PM criou esse programa, que trabalha especificamente com mulheres vítimas de violência”, comenta a tenente.

Movimento se torna projeto de lei em Blumenau

A movimentação do projeto de extensão da FURB foi tão grande e importante para comunidade, que o encontro anual do Orange Day se tornou projeto de lei, em 2021, instituindo o dia 25 de novembro no calendário municipal como o dia de dizer não à violência contra a mulher e crianças. “Essencial para que esse tema tão difícil seja debatido”, acrescenta o secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Sylvio Zimmermann, que esteve presente no debate realizado nesta quinta, na Universidade de Blumenau.