Oficinas gratuitas em dança contemporânea na FURB

Oficinas gratuitas em dança contemporânea na FURB

Foto: CMC

O mundo retoma seus movimentos após grave momento de pandemia, trazendo de volta os eventos e as possibilidades de participação presencial, principalmente em acontecimentos artísticos e culturais. E se a tônica é o movimento, a Dança é um dos caminhos. Nesse contexto, em nova parceria artística, a pesquisadora Jussara Xavier e bailarina - criadora e intérprete - Erika Rosendo estruturaram uma proposta de realização no campo da dança contemporânea, marcada pela experimentação e aberta ao acaso.
 
O projeto “MUDA - Experimentação artística em dança contemporânea” inclui duas oficinas presenciais – dia 19 de abril, às 19h30, na FURB, em Blumenau; e dia 21, às 14h30, no Espaço de Vivências Monte Crista, em Garuva - e quatro apresentações com bate-papo - dia 19 de abril, às 10h e às 19h, no Campus 1 da FURB, em Blumenau; nos dias 21 e 24 de abril, às 14h30, Espaço de Vivências Monte Crista, em Garuva.
 
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público em geral. O projeto “MUDA - Experimentação artística em dança contemporânea” foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
 
Nessa nova parceria, as duas pesquisadoras em Dança, que já haviam trabalhado juntas em outras propostas, elaboram discursos de fala no corpo: Erika Rosendo na composição e dança, e Jussara Xavier na direção. A nova pesquisa, intitulada “MUDA”, entrelaça corpo e ambientes variados para explorar com radicalismo opostos aparentes como vazio e cheio, mobilidade veloz e imobilidade, perfeição e erro, interior e exterior, realidade e ficção, ação e percepção.
 
A dupla optou por preservar a indeterminação e o risco como traços do processo criativo, utilizando dispositivos de pesquisa, improvisação e composição fundamentados na descoberta poética de um corpo reconhecido como interrogação, desejo, angústia e amor, dor e alegria; atravessado por paradoxos e estados de equilíbrio e desequilíbrio.
 
O processo de pesquisa artística englobou jogos perceptivos e propostas de traduções intersemióticas: da palavra ao corpo, do som ao corpo, do tecido ao corpo, do ambiente ao corpo, do outro ao corpo. Incluiu, ainda, exercícios de escuta do ambiente e exploração de estados afetivos do/no corpo. Seus objetivos incluem o pesquisar estados do corpo e aspectos motores relacionados a conquistas e mudanças existenciais; criar relações entre experiência e memória para instaurar novos modos de existência em dança; realizar encontros públicos para trocas colaborativas, voltadas ao fortalecimento e aprofundamento do trabalho.
 
No programa final, serão realizadas quatro apresentações de dança gratuitas para o compartilhamento da experimentação desenvolvida, acompanhadas de conversas com o público ao final de cada sessão. E, ainda, serão ofertadas gratuitamente duas oficinas para partilhar dispositivos de investigação e criação utilizados na direção das performances.
 
SERVIÇO
Oficinas: MUDA - processo de pesquisa em dança
Ministrante: Erika Rosendo
Carga horária: 2 horas
Vagas: 20
Modalidade: Presencial
Público-alvo: Pessoas de todas as idades, com ou sem experiência em dança.
Dias, horários e locais:
19 de abril, às 19h30 - FURB, em Blumenau/SC.
21 de abril às 14h30 - Espaço de Vivências Monte Crista em Garuva/SC.
 
Apresentação e bate-papo: MUDA - Experimentação artística de dança contemporânea.
Facilitadoras: Erika Rosendo e Jussara Xavier
Dias, horários e locais:
19 de abril, às 10h e às 19h, no Campus 1 da FURB 
21 e 24 de abril, às 14h, no Espaço de Vivências Monte Crista em Garuva/SC.
 
Informações e inscrições:
WhatsApp: (47) 9625-4114
Instagram: @erirosendo
E-mail: erikarosendo@hotmail.com
 
SOBRE AS ARTISTAS - A parceria entre Erika Rosendo e Jussara Xavier teve início em 2008, com o espetáculo solo “Auto-retrato”, seguido da série de performances “Retrato do Outro” (2009) e o espetáculo “Nós – acontecimentos da dança e vida contemporânea” (2011). Com esta trilogia autoral, concebida e dirigida por Jussara, Erika dançou no “Circuito Projeto Repertórios” (SESC-SC). “Auto-retrato” circulou em importantes eventos, como o “Encontro Nacional de Dança Contemporânea” (Natal/RN, 2014), o “Projeto Primeiros Passos” (SESC/SP, 2009) e ainda, a Mostra Contemporânea de Dança do Festival de Dança de Joinville (2008).
 
ERIKA ROSENDO - Nascida em Natal (RN) e residente em Garuva (SC), atua na área da dança como professora instrutora de dança, bailarina, intérprete, criadora, ensaiadora e assistente de direção. Em Belo Horizonte (MG), trabalhou como professora de Dança Contemporânea na escola do Grupo Corpo - Corpo Escola de Dança; e foi ensaiadora do Grupo Sala B, dirigido por Fernando de Castro. Atuou como bailarina do Grupo Primeiro Ato, com direção de Suely Machado, e integrou a equipe de professores do Primeiro Ato Centro de Dança. Atualmente é assistente de coreografia da Paraopeba Cia. de Dança e Cia. Jovem de Paraopeba, com direção de Alan Keller e integra o Coletivo MINA, com os parceiros Maxmiler e Alan Keller. Em Joinville (SC), formou-se no curso técnico de Dança Contemporânea na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2007) e, em seguida, integrou o corpo docente da mesma instituição, ministrando aulas de Dança Contemporânea e Danças Populares Brasileiras. Construiu uma trilogia de espetáculos solo, sendo eles “Auto-retrato” (2008), “Retrato do outro” (2009) e “Nós - acontecimentos da dança e vida contemporânea” (2011), com direção de Jussara Xavier, que integraram a programação de Festivais Nacionais e Internacionais de Dança. Também atuou como bailarina e coreógrafa da AMA Cia. de Dança. Recebeu prêmio de Melhor Bailarina no Festival de Dança de Joinville em 2008, com a coreografia “Em Solo”, de sua autoria. Em Natal (RN), iniciou seus estudos de dança na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), ingressando na Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão de 2001 a 2006. Também atuou como professora na EDTAM.
 
JUSSARA XAVIER - Natural de Florianópolis (SC), é coordenadora e professora da pós-graduação Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora colaboradora da Licenciatura em Dança da FURB e da Pós-Graduação em Dança Educacional da Faculdade CENSUPEG. Publicou e organizou vários livros no campo da dança, entre eles “Grupo Cena 11. Dançar é conhecer” e “Tudo isto é dança”. Na função de coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville, organizou as edições e os livros intitulados “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança” (2018) e “Dança não é (só) coreografia” (2017). Atuou como coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança, com 11 edições realizadas. Foi gestora de projetos, coordenadora técnica e professora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de 2001 a 2008. Realizou a concepção e direção de vários espetáculos de dança e teatro. Foi bailarina profissional nos grupos Raça Cia de Dança e Cena 11 Cia de Dança. Seu site, Midiateca de Dança (https://midiatecadedanca.com), disponibiliza gratuitamente livros, textos e vídeos de sua autoria, além de um acervo documental relacionado à história e memória da dança catarinense. É Pós-Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC), Bacharel em Administração (UFSC) e Licenciada em Artes Visuais (Claretiano).