O processo de escolarização na voz de alunos evadidos

O processo de escolarização na voz de alunos evadidos

Foto: Divulgação

A dissertação de mestrado de Claudia Vanielle Fusinato, do Programa de Pós-graduação em Educação da FURB, vai a defesa pública nesta terça-feira (02-07), vinculada à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais”. Ela tem como tema de pesquisa o processo de escolarização na voz dos alunos evadidos.
 
A pergunta de pesquisa quer saber de que maneira as falas dos alunos permitem ampliar o entendimento acerca dos processos de escolarização e seu efeito sobre as pessoas que frequentam a escola? O objetivo geral da pesquisa é problematizar o processo de escolarização a partir da voz dos alunos evadidos de um município do Alto Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina.
 
A pesquisa desenvolve, em três capítulos, os três objetivos específicos: identificar os conceitos de saber e de poder como referenciais analíticos; conceituar histórica e socialmente a constituição da escola; identificar o processo e os efeitos da escolarização, a partir das falas de alunos evadidos do Ensino Médio.
 
Metodologia
A geração dos dados empíricos deu-se por meio de entrevista, a partir de um roteiro de questões previamente elaboradas. Foram entrevistados 20 alunos que se evadiram do Ensino Médio, no período de 2005 a 2010. A metodologia se baseia na perspectiva genealógica de Michel Foucault, o que permite compreender a constituição histórica da escola, bem como seus efeitos sobre as pessoas, nas práticas de saber-poder que aí atuam. Com as respostas dos alunos se conseguiu mostrar os mecanismos que atualmente compõem o processo de escolarização, e identificar os efeitos da escolarização sobre os alunos evadidos.
 
Escola naturalizada
 Ao problematizar os dados da análise evidenciou-se que a escola é uma instituição naturalizada pelos alunos evadidos, não se mostrando incomodados com os dispositivos disciplinares presentes no cotidiano escolar. Por outro lado, a análise mostrou também que os alunos desenvolvem diversas estratégias frente ao disciplinamento que individualiza, com formas de relacionamento não previstas pelo regime escolar. Tais estratégias são analisadas a partir dos conceitos de resistência e de cuidado de si, de Foucault. A análise das falas a partir destes conceitos indica a possibilidade de se repensar a educação escolar, visando a emancipação e a autonomia do estudante.