Núcleo de Saúde Mental atua com reinserção psicossocial

Núcleo de Saúde Mental atua com reinserção psicossocial

Foto: CMC

O Núcleo de Saúde Mental da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza diversas ações para promoção da saúde mental na comunidade da região. As atividades acontecem via projetos de extensão da Universidade. Entre as práticas estão atividades musicais, teatrais, artesanais e organizacionais em parceria com Centros de Atenção Psicossocial e associações de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Blumenau e Indaial.
 
Os projetos de extensão ligados ao Núcleo procuram fortalecer as atividades de reabilitação psicossocial das pessoas com transtornos mentais. “Além do tratamento psicológico e psiquiátrico, nós precisamos ter ações de inclusão dessas pessoas na sociedade”, explica o professor do curso de Psicologia da FURB, Jailson Hinkel, da coordenação do Núcleo. Através das diferentes práticas, é possível perceber que os usuários adquirem maior autonomia em diferentes aspectos da vida em sociedade, como circulação pela cidade, produções artesanais e culturais, comercialização de produtos, bem como contribuem para reconstruir o significado da saúde mental para a sociedade. 
 
Durante a pandemia, o Núcleo continuou atuando nos projetos que estavam em andamento, em um primeiro momento de forma remota, seguindo as recomendações de cada município e instituição, e depois retornando às atividades presenciais aos poucos, adotando as medidas de biossegurança estabelecidas pela FURB e pelos municípios de Blumenau e Indaial.
 
Em mais de um ano e meio de pandemia, os projetos realizaram seus trabalhos mediados por diferentes tecnologias, seja o Microsoft Teams, oferecido pela FURB, seja por plataformas como o WhatsApp ou o Google Meet. Para algumas atividades também foram entregues materiais nas casas dos participantes, como é o caso dos trabalhos artesanais. Outras atividades, como as práticas teatrais, seguiram de forma remota, com construção de personagens e ensaios, e alguns encontros presenciais na Universidade. 
 
“Poder dar continuidade às ações do Núcleo de Saúde Mental foi muito importante pois a gente conseguiu manter, em primeiro lugar, a noção de que os usuários pertencem aquele coletivo, aquela associação. Em segundo lugar porque a gente continuou colaborando com eles para capacitação em uma atividade produtiva com princípios autogestionários, seja ela artesanal, artística ou organizacional dos coletivos. E, também, o fato de manter os vínculos entre os associados, de parceria e de amizade, nesse contexto de pandemia, onde o isolamento social também gera várias possibilidades de adoecimento mental, eles continuarem com as diferentes atividades é muito importante”, explica o professor Jaison. 
 
Produções teatrais
 
No projeto “O Imaginário Teatral na Saúde Mental”, coordenado pelo professor Roberto Carlos Murphy, o teatro é utilizado como uma ferramenta para auxiliar na inclusão social, na geração de trabalho e na reabilitação psicossocial. O Grupo Teatral Estações da Vida, formado por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Blumenau e pela Associação de Familiares, Amigos e Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Blumenau (Enloucrescer), desenvolveu durante a pandemia a peça “Piracicarroça”. A produção artística mostra a realidade de quem pega ônibus na cidade. A criação do enredo e das personagens foram feitas remotamente e, após isso, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, foram realizados os ensaios presenciais e a gravação da peça.
 
“O fato de construir um grupo de teatro, desse grupo criar suas próprias peças, fazer apresentações culturais em diferentes espaços, como dentro da Universidades, dos Centros de Atenção Psicossocial, e em eventos culturais e comunitários, como o Colmeia, é um dos resultados positivos das atividades do Núcleo de Saúde Mental da ITCP/FURB”, afirma o professor Jailson.
 
Expressões musicais
 
Outro projeto de extensão da FURB vinculado ao Núcleo de Saúde Mental da ITCP/FURB é o “Oficinas de Música”, coordenado pelo professor Renato Mór, onde são realizadas produções musicais através de uma camerata de violões clássicos. O grupo de músicos segue um formato semelhante ao da Camerata de Violões da FURB, que também é coordenada pelo professor Renato.
 
As atividades são realizadas em conjunto com a Associação de Usuários, Familiares e Amigos dos Serviços de Saúde Mental de Indaial (Aufasam). O projeto possui o mesmo objetivo do grupo teatral, o de proporcionar a reinserção social através de produções culturais. Além disso, esse projeto também desenvolve ações de musicalização com os integrantes da Enloucrescer, na cidade de Blumenau.
 
Moldando e organizando para transformar
 
Já o projeto “Saúde Mental e Economia Solidária: fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial”, coordenado pelo professor Jaison Hinkel, realiza atividades vinculadas, além da reabilitação psicossocial, também a organização das associações de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Blumenau e Indaial.
 
A Enloucrescer e a Aufasam, que participam de diferentes projetos da ITCP/FURB, recebem auxílio para construir os objetivos das atividades que a associação irá desenvolver, com quais parceiros, o que irão produzir e onde vão comercializar seus produtos. “Todo esse processo de fazer parcerias, de conseguir matéria prima, de fazer oficinas com parceiros para qualificar os projetos que a associação desenvolve, tudo isso é realizado sempre em contato direto com as associações, pois a autogestão é o principal objetivo das nossas ações”, explica o professor Jaison.
 
Outra atividade promovida pelo Núcleo de Saúde Mental da ITCP/FURB envolve a produção de produtos em cerâmica, que é organizada pela professora Lucinéia Sanches, do curso de Artes Visuais. Neste projeto o objetivo é utilizar a produção artesanal de cerâmica para contribuir com os integrantes da Enloucrescer, com a geração de trabalho e renda, com a inclusão social e inserção comunitária do grupo, além de incentivar a cooperação e uma relação sustentável com a natureza.
 
Atualmente os produtos artesanais produzidos pelos grupos vinculados a ITCP, não apenas aqueles ligados ao Núcleo de Saúde Mental, são comercializados na Vitrine Solidária, no Campus 1 da FURB. Esse é um espaço físico de formação e organização política, bem como de venda de produtos da Economia Solidária em Blumenau. Com a pandemia, os produtos também estão disponíveis para compra na internet, através das redes sociais do Centro Público Vitrine Ecosol o Facebook e Instagram (@vitrinedaecosol).