Novo trabalho solo do saxofonista Mauro Senise

Novo trabalho solo do saxofonista Mauro Senise

Mais uma vez bailando entre a música brasileira e o jazz, o novo álbum do saxofonista e flautista Mauro Senise, Danças, tem arranjos escritos por mestres como Antonio Adolfo, Jota Moraes, Gabriel Geszti, Cristóvão Bastos e Gilson Peranzzetta. Lançado pela Biscoito Fino, inclui ainda um luxuoso DVD com direção de Walter Carvalho e participação de Deborah Colker e Chico Diaz.
 
Parceiro constante de Senise em ensaios semanais, shows e discos, Gilson Peranzzetta assina os arranjos de Vou deitar e rolar (balanço de Baden Powell e Paulo César Pinheiro que abre o disco), Miles (inédita de Sueli Costa) além das suas Casa de marimbondo e Levitando. Antonio Adolfo também aparece em uma composição própria, Chorosa blues. Assim como Cristóvão Bastos que traz Sem palavras e Choro dos mestres, além de Noite de verão, de Edu Lobo e Chico Buarque. Jota Moraes está em sua Garoto de POA e no clássico bossa-jazz Ilusão à toa, de Johnny Alf. O pianista Gabriel Gestzi traz duas composições: Harmonia das esferas e Relâmpago, essa com Senise, Rodrigo Villa e Ricardo Costa.
 
Editado em um mesmo pacote, o DVD segue o conceito do álbum em um diálogo com o cinema. Fugindo do tradicional audiovisual, não são trechos de show e nem clips. A assinatura do cineasta, com belíssima direção de fotografia de Pedro von Kruger, tem o cuidado e a poesia da imagem cinematográfica. Em preto e branco capta os movimentos livres do casal que dança como também dos músicos precisos.
 
As danças de Senise não estão necessariamente nas animadas gafieiras normalmente adotadas por músicos de instrumentos de sopro. O conceito do álbum está nítido ali no filme: são os movimentos delicados que acompanham o casal no salão.
 
Fonte: Ziriguidum