Novo curso do IsF propõe discussão sobre saúde

Novo curso do IsF propõe discussão sobre saúde

Foto: CMC

O curso “Healthcare without Borders: desenvolvimento de proficiência linguística em inglês e soft skills para a área de saúde" está com inscrições abertas. São 50 vagas disponíveis para alunos de cursos da saúde e de linguagens da Universidade Regional de Blumenau. As atividades do curso iniciam em 11 de setembro.
 
Realizado através de uma parceria entre o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da FURB, o IFMSA Brazil FURB e o projeto de extensão que leva o nome do curso, a proposta é desenvolver habilidades humanísticas e comunicativas nos estudantes da área da saúde.
 
A ideia de montar um curso como este partiu do Comitê de estudantes da FURB ligados à Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA). “O curso surgiu a partir da preocupação dos nossos filiados em promover atividades que pudessem garantir que os estudantes teriam suporte para atingir o nível de proficiência B2 (intermediário superior) na língua inglesa, e que seus conhecimentos fossem aplicáveis no cotidiano como futuros profissionais da saúde”, explica Carolina Vissoci, filiada da IFMSA Brazil FURB.
 
O projeto tem como objetivo trabalhar diferentes habilidades com os alunos durante 12 meses, como métodos de aprendizado e estratégias de estudo, interpretação de artigos científicos e outros gêneros textuais da área, e termos básicos característicos do contexto de profissionais da saúde. Neste semestre, serão desenvolvidos três módulos do curso, o primeiro para exercitar o escuta e a fala em língua inglesa, o segundo voltado para a leitura, e o último para a escrita. “Além da abordagem dos aspectos linguísticos selecionados com orientação do IsF, o curso também promoverá atividades para o desenvolvimento de habilidades básicas como competências culturais, liderança e letramento em saúde, bem como a produção de publicação científica”, explica Carolina.
 
Conheça a IFMSA Brazil FURB
 
A IFMSA Brazil FURB, ligada à Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), trabalha com o objetivo de unir seus estudantes membros para torná-los líderes em saúde local e global através de atividades de intervenção na sociedade, desenvolvimento de habilidades básicas e mobilidade estudantil, seja por meio de intercâmbios para estágio ou pesquisa.
 
Além disso, o comitê de estudantes da FURB também aborda em suas atividades temáticas como Pesquisa e Publicação, Direitos Humanos e Paz, Direito e Saúde Sexuais e Reprodutivos, Saúde Pública e Educação Médica. Foi a partir disso que o projeto para o curso surgiu. O projeto utilizará da rede de apoio nacional e internacional da IFMSA Brazil FURB para realizar o planejamento estratégico, identidade visual, orientação para produção científica, embasamento para os tópicos relacionados a soft skills e parcerias para convidados externos, como intercambistas.
 
Segundo os organizadores do curso, “a relação entre os profissionais da saúde e seus pacientes depende majoritariamente da competência cultural em atender e compreender o usuário, independentemente de suas crenças, práticas e idiomas. Por isso, o domínio da língua inglesa, universal nas comunicações interpessoais e em âmbitos científicos e técnicos, têm o potencial de aprimorar a experiência profissional do recém-formado, aperfeiçoando seu conhecimento e suas relações profissionais”.
 
A data limite para realizar inscrição no curso “Healthcare without Borders: desenvolvimento de proficiência linguística em inglês e soft skills para a área de saúde" é dia 3 de setembro.
 
No edital do projeto, disponível na Bio do Instagram da IFMSA Brazil FURB (@ifmsabrazilfurb) e do FURB IsF (@furb_isf), é possível conferir todas as etapas para se candidatar a uma das vagas.
 
A divulgação dos alunos selecionados será feita no dia 5 de setembro. As aulas do primeiro módulo iniciam em 11 de setembro.