Novembrinho Azul alerta famílias sobre doenças urulógicas

Novembrinho Azul alerta famílias sobre doenças urulógicas

Foto: CMC

Nos dias 12 e 26 de novembro a ação “Novembrinho Azul” oferece atendimento para crianças e adolescentes do sexo masculino de até 18 anos. Esse atendimento será realizado, em função da pandemia, através de agendamento pelo Sistema de Regulação, feito em unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AG).
 
Essa ação procura fazer com que as famílias se conscientizem sobre doenças urológicas que afetam a saúde dos homens e também sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis. “O objetivo do projeto é o diagnóstico e tratamento precoces de doenças como fimose, distopia testicular e varicocele que são importantes fatores de risco para doenças na vida adulta como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina”, explica a cirurgiã pediátrica Karine Furtado Meyer, envolvida no Novembrinho Azul.
 
Além das consultas, serão promovidas palestras com urologista, cirurgião pediátrico, uropediatra, nutricionista e pediatra, fazendo também o acolhimento das famílias com auxílio de enfermeiros e fisioterapeutas. A cirurgiã conta que “a vacina contra HPV também é foco da ação por reduzir o risco de câncer de pênis. A ação Novembrinho Azul visa estimular as famílias a procurar precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos de homens até 15 anos de idade”.
 
Conheça o Novembrinho Azul
 
Esta será a quarta edição do Novembrinho Azul, que possui tradicionalmente quatro dias de atendimento. Este ano, porém, com a realização do Outubrinho Rosa, o movimento fez as atividades de forma dividida, dois dias para atendimentos de meninas em outubro, e dois dias em novembro para os meninos.
 
Este trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Promoção de Saúde (Semus), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e cirurgiãs pediátricas e urologistas da Clínica pediátrica Unikinder, Karine Furtado Meyer, Cristina Reuter, e Camila Corrêa Penedo.
A participação da Universidade se dá através das professoras e médicas Karine e Cristina, e pela atuação de alunos de Medicina da Liga de Cirurgia Pediátrica da FURB (Lacipe) nos atendimentos às crianças e adolescentes.
 
A presidente da Lacipe, Carolina Weissenberg Zimmermann, explica que a Liga faz a seleção de estudantes de medicina da FURB para atuarem nos atendimentos à comunidade. Para ela, “eventos como esse, além de terem grande impacto na vida das crianças atendidas, também influenciam no crescimento humano dos acadêmicos, pois o mutirão não proporciona apenas conhecimento teórico e prático para os estudantes, devido ao fato de que buscamos fazer cada atendimento do modo mais humanizado o possível, sempre focando no bem estar do paciente e sua família”.
 
Além dos atendimentos e palestras informativas disponíveis no YouTube, as médicas envolvidas no Novembrinho Azul abriram vagas para cirurgias em caráter de mutirão no Hospital Santa Isabel. A doutora e professora da FURB, Karine explica que fazem cirurgias não apenas em Blumenau, mas em Gaspar, Brusque, Camboriú, Timbó, Pomerode e Indaial, para tentar dar conta da demanda de cirurgias represadas por conta da pandemia.
 
“A ação conjunta é feita para que as crianças consigam fazer a cirurgia na idade ideal. Que elas tenham ajuda em casos de perdas urinárias e fecais. E principalmente que tenham o direito de serem atendidas por profissionais que tenham se diferenciado no cuidado a pacientes pediátricos”, conta Karine Meyer. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal