Nota de Pesar Reitor Ignácio Ricken

Nota de Pesar Reitor Ignácio Ricken

Foto: CCM/FURB

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) comunica o falecimento do professor Ignacio Ricken, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 04 de agosto. Ricken foi reitor da FURB no período de março de 1974 até março de 1978. Nascido em Rio Fortuna, em 04 de julho de 1938, Ignácio Ricken será sepultado em sua cidade natal neste sábado, 05 de agosto, às 9 horas da manhã. 

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado em Letras e Ciências Políticas pela Universidade de Marburg/Lahn, na Alemanha, em 1966. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursou mestrado em Administração, área de concentração Administração Universitária (1981).

Na FURB, lecionou as disciplinas de Língua e Literatura Alemã, Linguística e Teoria da Literatura. Em Blumenau, exerceu, também, cargo diretivo no Instituto Brasil-Alemanha (ICBA/Instituto Goethe). Em Florianópolis exerceu a docência na UFSC e na UDESC. 

Ignácio Ricken

Foi, ainda, vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e diretor executivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina FAPEU/UFSC, bem como, foi pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Desde 1980, exerceu atividades de consultoria universitária em mais de duas dezenas de universidades brasileiras, em Santa Catarina e em outros estados e de 1978 a 1996, participou como consultor de inúmeras comissões do Conselho Federal de Educação e do Ministério da Educação. Notadamente comissões de reconhecimento (credenciamento) de universidades, sendo que, em 1996, integrou a Comissão do MEC que analisou os processos de criação de universidades em tramitação.

Como reitor da FURB, destaca-se o seu empenho no processo de institucionalização da FURB como Universidade, implantando e reconhecendo nove cursos de graduação, dentre eles, os de Engenharia Civil e Química, Educação Física e o primeiro curso de Informática no estado de Santa Catarina de Processamento de Dados, criado no segundo semestre de 1974.

Também foi ele que obteve da Rede Ferroviária Federal a doação à FURB das instalações localizadas no bairro Itoupava Seca, onde hoje está instalado o campus 2. 

O professor Ignacio Ricken permaneceu vinculado à FURB até o ano de 1990.