Movimento pede valorização da universidade local

Movimento pede valorização da universidade local

Foto: CMC

Neste 02 de setembro, Blumenau comemora 171 anos. A cidade, fruto do trabalho e dedicação do seu povo, conta com a primeira instituição de ensino superior criada no interior do Estado, apenas dois anos após a instalação da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
 
Há 57 anos, desde 1964, a FURB desempenha papel fundamental no desenvolvimento de Blumenau e região. Sua criação não somente trouxe o ensino superior ao Vale Europeu, mas, também, deu origem às instituições comunitárias que hoje estão reunidas no Sistema ACAFE e que diferenciam Santa Catarina no cenário nacional. Ao longo de sua trajetória, a FURB já transformou, diretamente, mais de 50 mil vidas. Oferece, hoje, ensino médio, mais de 50 cursos de graduação, especializações, 13 mestrados e quatro doutorados.
 
Com o objetivo de valorizar o trabalho de seus servidores e servidoras, sua dedicação e transformação na vida de toda a comunidade, a FURB lança nesta data, o movimento “Valorize sua Universidade Local”, que pretende, por meio de diversas ações, levar à sociedade mais informação sobre os projetos de pesquisa e de extensão que a FURB realiza, bem como sobre os esforços de técnicos e professores que trabalham todos os dias em favor da comunidade.
 
“Com este movimento queremos mostrar à população tudo que a Universidade realiza e impacta diretamente na sociedade. Somos feitos por pessoas dedicadas, não temos fins lucrativos, somos para a comunidade”, destaca a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.
 
Uma logomarca e um selo dão forma ao movimento e foram desenvolvidos para serem utilizados na divulgação de projetos e informações que representam o significado da instituição e sua contribuição para a cidade, a região, o estado e até nacional e internacionalmente, por meio dos grupos de pesquisa e projetos dos quais a FURB participa.
 
Inovação no DNA
 
Seu pioneirismo continua presente. Está instalado no campus 2 da Universidade o primeiro espaço público do país para carregamento de bicicletas e patinetes elétricos, abastecidos com energia fotovoltaica, à disposição de quem já faz uso destes meios de transporte, considerados tendência mundial.
 
Também no campus 2, será instalado o Laboratório Integrado de Tecnologia e Inovação Sustentável do Médio Vale do Itajaí (LITIS), viabilizado por emenda parlamentar e que representa um investimento de R$ 505 mil reais ao ecossistema de inovação local.
 
Na área da saúde, inaugurou recentemente o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid, que vai atender de forma integrada pacientes com sequelas da doença dos municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). Serão 65 novos pacientes todos os meses, com atendimento multidisciplinar.
 
Parabéns, Blumenau! A história da cidade é também a história da sua Universidade, parceira na construção de um futuro ainda melhor para a região.