MIPE abre com palestra sobre ciência, tecnologia e extensão

MIPE abre com palestra sobre ciência, tecnologia e extensão

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza nos dias 10 e 11 de novembro, a Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE), que, neste ano, chega em sua 15ª edição. O objetivo é apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), Programa de Incentivo à Pesquisa (PIPe/Artigo 170), no Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e no Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e nos Programas de Extensão.
 
Em 2021, serão 402 trabalhos apresentados, entre eles 81 de ensino, 98 de extensão, 139 de pesquisa e 30 de pós-graduação. “A MIPE é um evento que congrega o resultado produzido por toda a Universidade no que tange o ensino, extensão e a pesquisa feita na graduação e pós-graduação. Implica os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), trabalhos de iniciação científica, as teses de doutorado e dissertações de mestrado. Muitos trabalhos de conclusão de especialização também são apresentados”, explica o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura (PROPEX), Oklinger Mantovaneli Junior.
 
Realizada pela PROPEX e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN), a MIPE também contribui para inserção dos estudantes de educação básica no contexto da Universidade, envolvidos em atividades científico-culturais.
 
Segundo Oklinger, em mais de uma década de realização da Mostra, a FURB tem aperfeiçoado cada vez mais a realização do evento e a qualidade dos trabalhos apresentados. Por isso, está entrando em uma nova fase, assumindo de frente o caráter integrado dela e buscando novas formas para as próximas edições.
 
Programação
 
Ainda em razão da pandemia de Covid-19, a MIPE será realizada novamente de forma on-line, como em 2020. Oklinger explica que realizar o evento é sempre um desafio, mas a Universidade possui uma equipe unida e comprometida em todos os setores. O pró-reitor da PROPEX destaca ainda que fazer o evento de forma remota ajuda na segurança de todos os participantes e garante facilidade. “Nós podemos ter a participação de pessoas do Brasil e do mundo todo, graças ao uso das plataformas”, afirma.
 
No dia 10, antes mesmo da solenidade de abertura oficial, agendada para às 18h30, ocorrem apresentações de trabalhos, durante o dia. À noite, a abertura da MIPE será em conjunto com a abertura da 2ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau. Após a abertura, que reúne autoridades da Universidade, do município e do Estado, cada evento contará com programação específica. A solenidade será transmitida ao vivo pela FURB TV
 
As informações sobre a MIPE estão disponíveis em furb.br/mipe. Em casos de dúvidas, entrar em contato com mipe@furb.br.
 
Abertura  
 
A palestra de abertura da MIPE será sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Extensão Universitária”, com o professor Dr. Felipe Addor, do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ), graduado em Engenharia de Produção com doutorado em Planejamento Urbano e Regional. Addor atua no SOLTEC/UFRJ, contribuindo, principalmente, em dois projetos, o Campo Cidade: fortalecendo coletivos de produção da reforma agrária e o projeto Democracia Participativa e Poder Popular na América Latina. Também faz parte da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (Repos) que busca fortalecer espaços de intercâmbio com outros países da América Latina no campo da tecnologia e desenvolvimento social.
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal