Mídia, desastres socioambientais e implicações na região

Mídia, desastres socioambientais e implicações na região

Foto: Divulgação

O mestrando Moisés Cardoso, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, defende nesta sexta-feira (19-09), às 14h30min, na sala R 129, no Campus I, a dissertação intitulada  Mídia, desastres socioambientais e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estudo de caso da enchente de 2011 no Vale do Itajaí a partir da cobertura realizada pelo Jornal de Santa Catarina no Twitter.  O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Clóvis Reis.
 
O trabalho tem como  propósito  investigar os registros eletrônicos e referenciais teóricos existentes, relativos à enchente que aconteceu em setembro de 2011, na cidade de Blumenau-SC, a partir das publicações online do Jornal de Santa Catarina,  postados na rede social virtual Twitter.
 
Metodologia
A pesquisa, que tem cunho qualitativo, empregou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento. No que se refere aos aspectos teóricos, a averiguação se situa dentro de uma perspectiva interdisciplinar. As ênfases identificadas nas postagens e mapeadas em similaridade de incidências registradas nos tweets do veículo de comunicação foram sistematizadas e organizadas em quadros, para uma análise em interação com os aspectos teóricos investigados.
 
Resultados
Os resultados sinalizam, entre outros pontos, uma complexidade das relações entre a multiplicidade das questões estruturais, sociais e ambientais apontadas pela mídia, que decorrem de um conjunto de vulnerabilidades e requerem outras percepções e outras  leituras para contextualizar a problemática.