Metodologia inovadora aplicada em escolas da região

Metodologia inovadora aplicada em escolas da região

Foto: CMC

As mestrandas Suelen Sasse Stein e Cíntia Poffo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB estão utilizando produtos educacionais com estudantes do ensino fundamental de escolas da região. Orientadas pela professora Dra. Janaína Poffo Possamai, as acadêmicas aplicam a metodologia do Ensino-Aprendizagem-Avaliação.
 
Esses produtos educacionais são projetos realizados pelas mestrandas com o objetivo de promover a aprendizagem sob a perspectiva da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Essa metodologia inovadora propõe que o estudantes seja o protagonista de seu aprendizado em um ambiente de trabalho colaborativo, de tomada de decisão e desenvolvimento da autonomia e da criatividade, enquanto o professor atua como um mediador.
 
A primeira etapa da metodologia utilizada pelas mestrandas propõe uma apresentação de um problema matemático, e a partir desse problema gerador de conteúdo os estudantes farão leituras, discussões e por fim a resolução do problema. Segundo Janaína, que orienta as mestrandas do PPGECIM, “a ideia é que o professor não dê respostas nem caminhos, mas que faça perguntas para que os estudantes reflitam e em discussão cheguem a uma conclusão”.
 
Após essas etapas de apresentação do problema e discussão em grupo, a proposta é que os alunos socializem as resoluções obtidas para toda a turma, para que se chegue a um consenso sobre o problema. Por último há a formalização do conteúdo, onde o professor efetivamente explica em linguagem matemática o conteúdo pertinente ao problema resolvido. “O papel do professor é trazer um espírito de pesquisa, confiança e de expectativas para os estudantes, o foco principal é nos estudantes testarem ideias e fazerem conjecturas, desenvolverem raciocínios e apresentarem. Com toda certeza, quem usa essa metodologia dificilmente volta a ensinar de outra forma”, explica a mestranda Suelen.
 
“É uma inversão da aula tradicional. Enquanto na aula tradicional o professor começa com exemplos e conceitos, e no final apresenta algumas questões problema para os alunos resolverem, essa é uma inversão no sentido de que os estudantes que começam resolvendo os problemas, procurando soluções e construindo conhecimento a partir desse caminho de busca de resolução de problema. Por isso que o estudante é posto como protagonista da construção do seu conhecimento, porque as ideias começam a partir dos conhecimentos prévios, das discussões e concepções dos estudantes, e não com as ideias do professor”, afirma Janaína.
 
A mestranda Suelen trabalha atualmente com a aplicação da metodologia com estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Francisco Altamir Wagner, do município de Rio do Sul. O produto educacional foi nomeado como "Aprendizagem de Frações por meio da Resolução de Problemas". Segundo ela, as primeiras práticas realizadas já tiveram bons resultados em relação à aprendizagem significativa dos alunos.
 
Já a acadêmica Cíntia, que atualmente aplica o produto educacional “Educação Estatística: uma abordagem por meio da resolução de problemas”, trabalha com estudantes das turmas de primeiro ano do ensino fundamental do Colégio São Paulo, de Ascurra. A partir de uma sequência de exercícios matemáticos que incluem a coleta de dados nos contextos das crianças, a professora procura desenvolver o conhecimento em educação estatística nos estudantes.
 
Cintia relata que "a experiência de aplicar o produto educacional está sendo de muito aprendizado. É gratificante estar junto das crianças aplicando os problemas que construí baseados nos estudos de referenciais teóricos da área e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento de suas aprendizagens", considera.