Mestrado em Educação inicia defesas de dissertação nesta sexta-feira

Mestrado em Educação inicia defesas de dissertação nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB inicia nesta sexta-feira (1/3) uma série de 16 defesas de dissertações de mestrado, com apresentações acontecendo até 10 de abril. Orientados pelos professores doutores Ernesto Jacob Keim, Rita Buzzi Raush, Celso Kraemer, Edson Schroeder, Osmar de Souza, Julianne Fischer e Neide de Melo Aguiar Silva, os mestrandos abordam temas voltados para práticas didáticas e pedagógicas e a formação profissional de docentes, entre outros.
 
 
Defesas de dissertação
 
1/3 – 14h30min – Auditório Bloco T
“Cosmivisão e educação interétnica: educação escolar indígena Xokleng/Laklãnõ”
Autora: Vânia Konell
Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
 
8/3 – 14h30min – Auditório Bloco T
“Acesso e permanência do estudante indígena ao ensino superior: uma reflexão pautada em Paulo Freire”
Autora: Mara Jeanny Ferreira Da Silva
Orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim
 
8/3 – 14h30min – Sala D-201
“Os saberes do bom professor na compreensão de acadêmicos e professores do curso de direito”
Autor: Adilson José Ribeiro
Orientadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch
 
14/3 – 14h30min – Sala D-201
“Os sentidos da educação no âmbito da crítica de Nietzsche à cultura moderna”
Autor: Rodrigo Abrantes Cesar
Orientador: Prof. Dr. Celso Kraemer
 
14/3 – 14h30min - Sala D-205
“Formação continuada de professores: ação-reflexão-ação na educação em saúde”
Autor: Darclé Cardoso
 
15/3 – 9h - Auditório do Bloco J
“O cinema em sala de aula: o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de adolescentes do programa jovem aprendiz”
Autora: Ana Maria Venâncio Imhoff
Orientador: Prof. Dr. Edson Schroeder
 
15/3 – 14h30min - Sala D-201
“Memória de leitor: compreensões a partir de autobiografias de leitores”
Autora: Elaine Hoffmann Tenfen
Orientador: Prof. Dr. Osmar De Souza
 
21/3 – 17h - Sala I-205
“A aprendizagem da Língua Inglesa e as dimensões pessoal, social e tecnológica: um estudo de caso”
Autora: Maria Cristina Hoffmann
Orientador: Prof. Dr. Edson Schroeder
 
22/3 – 14h30min - Sala I-205
A construção de conceitos científicos no estudo do tema “origem da vida”
Autora: Camila Grimes
Orientador: Prof. Dr. Edson Schoeder
 
22/3 – 14h30min – Sala D-201
“A mulher e o parto: um estudo sobre sua participação no processo de parir”
Autora: Milene Da Rosa
Orientador: Prof. Dr. Celso Kraemer
 
27/3 – 9h – Sala I-304
“Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem escolar de alunos com dislexia, TDAH e deficiência intelectual”
Autor: Fábio Aléssio Alfredo Covatti
Orientadora: Profa. Dra. Julianne Fischer
 
27/3 – 14h30min - Sala D-201
“Educação física e deficiência intelectual: prática pedagógica para a inclusão escolar”
Autor: Vinícius Carlos De Oliveira
Orientadora: Profa. Dra. Julianne Fischer
 
27/3 – 14h30min - Sala D-205
“A revista nova escola e o processo de construção de representações sociais sobre o livro didático”
Autora: Samira Alessandra Tomio
Orientadora: Profa. Dra. Neide De Melo Aguiar Silva
 
27/3 – 10h - Sala I-304
“Um nó insalubre: confronto entre representações sociais e educação em saúde bucal”
Autor: Regis Fabiano De Oliveira
Orientadora: Profa. Dra. Neide De Melo Aguiar Silva
 
1/4 - 14h30min – Sala I-304
“A articulação entre teoria e prática na docência de professores de artes visuais”
Autora: Scarlet Karen Buzzi
Orientadora: Profa. Dra. Julianne Fischer
 
10/4 – 16h – Sala I-304
“Educação profissional tecnológica: um olhar sobre a formação de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia”
Autor: Ricardo Siewerdt
Orientadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch