Mestrado da FURB promove formação para professores

Mestrado da FURB promove formação para professores

Foto: Divulgação

O Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB está promovendo a formação continuada para professor da rede pública estadual de Blumenau. O curso, que tem como tema Literacia Informacional, objetiva motivar o uso das novas tecnoligias como ferramentas de ensino, cooperar tecnicamente no apoio às atividades de ensino e enriquecer o “fazer pedagógico”.
 
A formação terá uma carga horária de 20h, distribuídas em dois encontros presenciais. O primeiro ocorreu dia 13 de maio na EEB Júlia Lopes de Almeida e contou com 19 profissionais da unidade de ensino. Nesta escola, a próxima etapa de formação será dia 27 de maio.
A cada quinze dias, uma nova escola receberá o curso Além da EEB Júlia Lopes de Almeida estão no circuito professores das EEB Hermann Hamann, EEB Christoph Augenstein e EEB Com. Arno Zadrozny, em Blumenau.
 
Segundo o coordenador do projeto, professor Dr. Elcio Schuhmacher, a formação se divide em dois momentos. O primeiro momento é destinado à apresentação e operacionalização das tecnologias disponíveis na Unidade Escolar e à sugestão de práticas pedagógicas interdisciplinares com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
 
No segundo momento, haverá o acompanhamento e orientação sobre o uso das estratégias mediadas pelas TICs. Como meio de interação, a formação propõe aos professores a socialização de experiências em uma rede social.
 
A proposta da formação contempla o uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas Unidades Escolares como, por exemplo, computadores, Projetor Proinfo desenvolvidos pelo Ministério da Educação e a Lousa Digital, computador interativo e objetos de aprendizagem.

 

A formação é uma organização da Gerência Regional de Educação de Blumenau e do Núcleo de Tecnologias Educacionais, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a Fundação Fritz Müller e o Programa Novos Talentos (CAPES).