Meninas Digitais do Vale do Itajaí fazem oficina de programação na Serasa

Meninas Digitais do Vale do Itajaí fazem oficina de programação na Serasa

Foto: Meninas Digitais do Vale do Itajaí

Na última sexta-feira, 25 de novembro, o projeto de extensão da FURB Meninas Digitais do Vale do Itajaí realizou uma oficina de programação com a plataforma Scratch, na Serasa, empresa que é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. O objetivo da oficina foi o de ensinar o pensamento computacional para as meninas. "Com a programação Scratch é possível desenvolver jogos com animações para ensinar a lógica de programação de uma maneira divertida", comenta a coordenadora do projeto, professora Andreza Sartori.

Ministrada pelas bolsistas do Meninas Digitais do Vale do Itajaí, Martha Lanser Bloemer e Larissa Zózimo Antunes, a oficina foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) VII do bairro Fidélis. Ambas, Martha e Larissa são bolsistas do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia do Departamento de Sistemas e Computação da FURB (LDTT) e participantes do projeto.

"A tarde foi de muito aprendizado, as meninas tiveram uma conversa com a Júlia, que faz parte do time de cultura da empresa para explicar sobre a Serasa e como os produtos funcionam, bem como, com uma mulher líder da Serasa para apresentar como é o dia a dia na empresa. Então, as meninas participaram da criação de um jogo e aprenderam um pouco mais sobre a programação. Ao final da tarde, as meninas foram recepcionadas com um café e realizaram uma visita guiada pela empresa", comenta Andreza. Ela ainda completa: "a intenção é de incentivá-las a seguir carreira na área da Computação, uma área em que a presença masculina ainda predomina".