MEC renova termo de compromisso com a FURB em prol da federalização

MEC renova termo de compromisso com a FURB em prol da federalização

Foto: Nathan Neumann

O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhado do prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt e a reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro.

Em pauta, o projeto de federalização da FURB, retomado pelo governador do Estado quando ainda senador da República e que prevê a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da estrutura da FURB, subordinada à prévia consignação, no Orçamento da União, das dotações necessárias ao seu funcionamento. (PL 3774/2021 - Senado Federal)

Desde então, a Universidade tem realizado todos os estudos necessários e em agosto de 2022, assinou com o MEC um termo de compromisso para elaboração do projeto que tornaria viável a nova universidade federal. Na reunião desta terça-feira, o termo de compromisso foi renovado por mais seis meses, o que indica o interesse do MEC sobre o assunto. 

Para a reitora da FURB, a reunião foi bastante produtiva. ”Fomos muito bem recebidos e acolhidos e ficamos muito satisfeitos com o resultado da reunião. O termo de compromisso foi prorrogado por seis meses para que os trabalhos possam ser realizados. Não é um trabalho simples e eles querem estar bem inteirados sobre o assunto, conhecer bem a estrutura da FURB", disse a reitora.

Leia aqui a notícia publicada pela Prefeitura de Blumenau.