MEC e SESU avaliam proposta de federalização

MEC e SESU avaliam proposta de federalização

Foto: CMC/ Assessoria Senador Jorginho Mello

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do secretário de educação superior,  Wagner Vilas Boas de Souza, recebeu na manhã desta terça-feira, 7 de dezembro, uma comitiva formada pelo senador Jorginho Mello, pelo prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, pela secretária de educação do município, Patrícia Lueders e pelo vice-reitor da FURB, professor João Gurgel da Silveira.
 
O objetivo da reunião com o MEC foi apresentar a proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Como resultado do encontro, o ministro solicitou à Secretaria de Educação Superior (SESU) um projeto que permita ao executivo aprovar a federalização.
 
“Ficamos muito satisfeitos com os encaminhamentos, pois o MEC e a SESU demonstraram conhecimento de causa e entendem a viabilidade do projeto de federalização”, afirma o vice-reitor da FURB.
 
Também presente à reunião, o professor Clóvis Reis, que preside o Conselho de Federalização da FURB, acredita que “o movimento pela FURB Federal deu hoje um passo importante”.  
 
Agora, a FURB deve encaminhar à Secretaria de Educação Superior todo o histórico do projeto, a fim de embasar uma proposta a ser apresentada ao Congresso, em busca de verbas no orçamento da União que viabilizem a implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.
 
“A recepção pelo ministro, com a presença do secretário de educação superior e os encaminhamentos para a elaboração de uma proposta, com análise técnica do projeto é um avanço muito significativo junto ao poder executivo, que se mostrou bastante receptivo”, observa Reis. 
 
O secretário de comunicação de Blumenau, André Espezim também acompanhou a comitiva.