Livro mostra lado B do rock brasileiro

Livro mostra lado B do rock brasileiro

O pesquisador e escritor Nelio Rodrigues buscou histórias ainda não contadas e lança "História secreta do rock brasileiro". O texto traz bandas que estiveram em cena nas décadas de 60 e 70 mas não entraram no rol dos grandes astros. Editado pelo Grupo 5W, o livro ganhou posfácio de Leo Jaime, roqueiro de uma geração posterior. 
 
Quando se fala nos primórdios do rock nacional as referências invariavelmente chegam na tropicália dos Mutantes ou na Jovem Guarda de Wanderléa, Erasmo e Roberto. Mas além dos protagonistas pouco se sabe. O livro busca essas histórias perdidas de bandas que fizeram parte do nascimento do ritmo no país, mesmo que não tenham encontrado projeção semelhante. 
 
Focando sua história no cenário carioca e cidades do interior do estado, o cenário é amplo e rende. Vai desde bandas que se especializaram em fazer cover de artistas internacionais até grupos progressivos e seus solos delirantes. O livro vai de meados da década de 60, quando as guitarras dos Beatles ecoaram no cinema, até o início da década de 70. 
 
O autor conta a história de bandas como Os Lobos, A Bolha, Soma, Equipe Mercado, O Terço entre diversas outras. A rica pesquisa traz entrevistas com membros, matérias de imprensa e ainda recupera material fotográfico. As bandas ganham capítulos contando sua história. Com texto leve, Nelio forma um quebra-cabeças com informações que, juntas, constroem o cenário da época. 
 
Nelio Rodrigues, que já assinou livro com a discografia dos Rolling Stones, presta um grande serviço para a memória da música brasileira. Registrando a trajetória, dificuldades e criatividade dessas bandas, mostra o nascimento do rock nacional além dos já conhecidos pioneiros. 
 
Para saber mais, acesse a página do livro no Facebook: Histórias secretas do rock brasileiro.
 
Fonte: Ziriguidum