Linguagem e Poética da Dança propõe abordagem ampla

Linguagem e Poética da Dança propõe abordagem ampla

Foto: CMC

Inédito, o curso de especialização em Linguagem e Poética da Dança oferecido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM) alia a teoria e a prática, envolvendo noções de curadoria, gestão, história e adaptação da arte para diversas mídias e a crítica de arte, por exemplo. “O curso quer pensar o corpo que dança, a dança de um modo mais amplo e por isso seus conteúdos vão além”, observa a coordenadora da especialização, professora Jussara Xavier.
 
O curso é voltado para quem tem nível superior em Dança, mas também em Educação Artística, Artes Cênicas, Educação Física, Pedagogia, Comunicação e para bailarinos, coreógrafos e artistas profissionais. Docentes, pessoas que trabalham com arte na escola, curadores, arte educadores, profissionais de instituições culturais também podem se inscrever.
 
“Não vamos falar somente de técnica de dança, mas de modo de composição, dramaturgia, gestão de dança, sobre curadoria em dança. São vários assuntos nesse ambiente que nós chamamos de dança”, explica a coordenadora.
 
O curso será desenvolvido na modalidade híbrida, com aulas online mediadas por tecnologia, síncronas, com professores ao vivo e encontros realizados via plataforma Microsoft Teams. Um período concentrado de aulas presenciais está previsto ao final do curso. Com a modalidade híbrida e as aulas remotas, fazem parte do quadro docente da especialização professores doutores qualificados, “pessoas realmente destacadas no campo profissional da dança no Brasil, inclusive algumas com reconhecimento internacional e de várias universidades do país. Então quem fizer esse curso vai ter possibilidade de estabelecer contatos com pessoas e alunos também de diversas regiões e saber quem está fazendo dança lá em Manaus ou em Brasília, por exemplo. É uma troca muito rica por conta dessa diversidade de corpos e pensamentos de dança”, destaca a professora.
 
Uma das convidadas para compor o corpo docente é a bailarina Inês Bogéa, profissional com a ampla experiência não só como bailarina. Bogéa dançou na principal companhia de dança do país, o grupo Corpo Companhia de Dança de Belo Horizonte, depois passou a atuar como crítica de dança da Folha de São Paulo, foi morar em São Paulo e publicou vários livros sobre dança, depois começou a dirigir a São Paulo Companhia de Dança, que é uma companhia oficial mantida pelo governo estadual paulista, e começou uma série de documentários que se chama: Figura da Dança. “Na especialização, a disciplina dela vai se chamar justamente Documentário, Memória e Dança e ela vai falar dessas relações, da experiência de realização de documentários e pesquisas sobre personalidades da dança no Brasil, para que as pessoas tenham acesso a essas histórias e memórias”, reforça Jussara.
 
Outra profissional confirmada no quadro docente da especialização é Christine Greiner, que tem estudos no Japão, vários livros publicados, e aborda estudos do corpo e os desafios da autoridade. “Christine Greiner é professora doutora, dá aulas na PUC em São Paulo e é mais uma pessoa excepcional que vai estar com a gente no curso”, enfatiza a coordenadora.
 
As informações sobre a especialização estão na página do curso.
 
A FURB FM fez um podcast sobre o assunto com a coordenadora, Jussara Xavier.