Liga Nacional de Handebol Feminino terá nova forma disputa

Liga Nacional de Handebol Feminino terá nova forma disputa

Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Handebol definiu no início de setembro a tabela de jogos da Liga Nacional de Handebol Feminino de 2013. Diferentemente do ano passado – quando era disputado em um grupo único –, o campeonato deste ano terá duas chaves, com partidas de ida e volta. Os dois melhores clubes de cada grupo se classificam para as semifinais. A 1ª fase da Liga Nacional começa na próxima semana, com término no dia 19 de outubro.

 
Onze equipes participarão da edição. Em uma chave estarão apenas times da Região Sul: Novo Hamburgo e Caxias do Sul (RS), Cascavel e Umuarama (PR), e as catarinenses Concórdia e Abluhand/FURB. A outra chave contém times do Sudeste e do Centro-Oeste: Santo André, Itapevi e a atual heptacampeã Metodista/São Bernardo do Campo (SP), Vitória (ES) e Força Atlética/Goiânia (GO).
 
Pedra no sapato
Finalista em seis edições, a Abluhand/FURB inicia na próxima terça-feira (10/9) a sua jornada em busca do título ainda inédito da principal competição nacional. Na estreia, as blumenauenses enfrentam a atual vice-campeã, Concórdia – uma das favoritas e forte rival nas últimas competições –, às 19h, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau.
 
 
Além de Concórdia, a Metodista é uma das principais adversárias e que podem dar trabalho à equipe de Blumenau a partir da fase semifinal. O time paulista venceu as sete últimas ligas, inclusive todas as vezes em que enfrentou a Abluhand/FURB nas finais (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011). Um dos incentivos das blumenauenses para a quebra desse tabu é a boa preparação no primeiro semestre deste ano, quando conquistou três títulos (Copa Brasil, Copa Santa Catarina e Jogos Universitários Catarinenses), além do vice-campeonato estadual.