Joanna Leoni traz

Joanna Leoni traz

Foto: Divulgação

De 17 de maio a 10 de junho, a FURB recebe no Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária, campus 1, a exposição “A Mulher Vai Até o Espelho” da artista Joanna Leoni, de Brusque (SC).
 
A exposição desenvolvida por Joanna vem ao encontro de uma importante temática da Arte Contemporânea, fazendo referência a investigações de questões políticas específicas do cotidiano, como gênero, impunidade, direitos básicos de cidadania, entre outros. 
 
Tal investigação perpassa diversas linguagens e suportes das artes visuais e literatura, bem como a gravura em metal, a litografia, desenhos digitais e a escrita de contos e poemas.
Fernanda Young, dramaturga, poeta e atriz, é figura central nesta pesquisa, e o livro da autora “Dores do Amor Romântico” (2011) provoca a artista a pensar tais visualidades a partir de sua própria vivência.
 
A pandemia também foi um grande marco na vida e produção de Joanna, e em um momento de grande solidão e tristeza, passa a desenhar-se diante do espelho em diversas situação e corpos, como se construísse diferentes personas, identidades ou universos. O tecido, material mais próximo da artista no momento, foi seu alvo, no mesmo tempo em que sua máquina de escrever datilografava novas estórias. Assim, a exposição “A Mulher Vai Até o Espelho” reúne três universos inerentes a vida da artista que sobrevivem ao mesmo suporte: o verbal, o desenho e a pintura.
 
Sobre a artista: Joanna Leoni é trans-artista visual, curadora, escritora e professora. Vem expondo seus trabalhos na cena municipal, estadual e nacional desde 2018. Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde também é pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação com pesquisas acerca de Mediação Cultural, Educação Estética em Espaços Formais e Não Formais de Ensino, livros de arte para crianças e as travestilidades inerentes à sua vida e produção.
 
Em 2021, presidiu o Centro Acadêmico de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e atualmente atua como primeira secretária do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB. Ativista nas questões de gênero, foi cofundadora do Coletivo Livre de Armários LGBTQIA+ de Brusque e primeira professora Trans/Travesti no município de Brusque.
A abertura de “A Mulher Vai Até o Espelho” ocorre no dia 17 de maio, às 20h no Salão Angelim. A visitação é aberta a toda comunidade e a entrada é gratuita, de segunda a sexta-feira das 08h às 21h30min e sábados das 09h às 13h.