Inteligência Artificial e Data Science demandam profissionais

Inteligência Artificial e Data Science demandam profissionais

Foto: CMC

Na Era da Informação, onde os espaços digitais se tornam cada vez mais presentes em diversos aspectos da vida em sociedade, o investimento na formação de profissionais que saibam como coletar e interpretar dados é essencial. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), oferecidos em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), estão em andamento os cursos de especialização em Data Science e em Inteligência Artificial na Saúde. 
 
Com a pandemia da Covid-19, o investimento em tecnologias que otimizem os espaços de saúde se tornou ainda maior e a demanda por profissionais da área da ciência de dados também aumentou. Segundo estudo realizado pela HRtech de recrutamento digital, a Intera, no primeiro semestre de 2021, a abertura de vagas para profissionais dessa área, sejam eles engenheiros, analistas e cientistas de dados, cresceu 485% em comparação com 2020. Hoje o Data Science, ou a ciência dos dados, é fundamental para diversos setores, pois é através de cientistas de dados que empresas, órgãos e diferentes instituições são capazes de coletar dados e interpretá-los para resolver problemas, tomar decisões ou pensar em estratégias para o futuro.  
 
Para contribuir com a demanda crescente na área da saúde, em 2021 foi formada a primeira turma do curso Inteligência Artificial na Saúde. “A transformação digital que vem acelerando nos últimos anos, e em especial durante a pandemia, tem atraído profissionais de várias áreas. Com a saúde não é diferente. A inovação está cada vez mais presente neste segmento e entender esse movimento é fundamental para o crescimento na sua atividade profissional”, explica Everaldo Grahl, diretor presidente da FFM e coordenador do curso.  
 
Exclusivo para os profissionais da área da saúde, a especialização tem como objetivo apresentar o que é a Inteligência Artificial (IA), o Big Data e o Data Science. A partir disso, esses profissionais podem compreender o potencial das novas tecnologias para a sua atuação na saúde brasileira.  
 
As atividades do curso iniciaram em junho discutindo com os alunos o potencial da IA na saúde. “Tecnologias como Robótica, Sistemas Especialistas, Reconhecimento de Padrões e Ciência de Dados já fazem parte do vocabulário do médico ou pelo menos deveriam estar presentes. O curso contribui para explicar estes conceitos e oportuniza a organização destes profissionais para prospectar soluções e interações com estas tecnologias, melhorando o atendimento e bem estar das pessoas”, conta o coordenador. 
 
O curso de curta duração foi pensado a partir de uma demanda de médicos da cidade de Blumenau, que procuraram por um curso para aprofundar seus conhecimentos sobre a Inteligência Artificial e sua aplicabilidade nos processos que têm contato em seu dia a dia profissional, como a análise de dados de prontuários e o reconhecimento de imagens.  
Para finalizar as atividades da primeira turma, a organização do curso pretende proporcionar um momento de encontro de ideias entre os médicos inscritos no curso, startups com soluções em IA, professores mentores e profissionais da área de Tecnologia da Informação para construção de protótipos de soluções de IA para saúde. 
 
Apesar do crescimento de opções de cursos sobre essa área, todos os setores da sociedade precisam cada vez mais de profissionais que trabalhem com o Data Science e com a Inteligência Artificial. Em Blumenau, um dos polos tecnológicos de Santa Catarina, o curso de Data Science que atende diferentes demandas é fundamental e na especialização da FURB as atividades acadêmicas de ensino são realizadas de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos, trazendo situações pelas quais demonstram interesse. 
 
A primeira turma do curso iniciou as atividades em 2020, com as vagas rapidamente preenchidas. Logo depois, no mesmo ano, as inscrições para a segunda turma também esgotaram em pouco tempo, formando um novo grupo de profissionais em busca de conhecimentos sobre o assunto. O coordenador da especialização, Aurélio Faustino Hoppe, conta que as inscrições para a terceira turma estão programadas para o início de 2022.