Informação e Cidadania discute futuro da mídia sonora

Informação e Cidadania discute futuro da mídia sonora

Foto: CMC/Informação e Cidadania

O jornalista Porã Bernardes, head de rádio do grupo NSC Comunicação e integrante do programa humorístico Pretinho Básico falará sobre o futuro da mídia sonora e o impacto do ambiente digital nos negócios, no dia 11 de agosto, às 19h, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams. A palestra será realizada em comemoração aos 10 anos do projeto de extensão Informação e Cidadania, completados em 2021.
 
O Informação e Cidadania busca influenciar o comportamento das pessoas e criar atitudes favoráveis a demandas sociais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, por meio da criação, produção e distribuição de programetes de rádio e podcasts educativos. Com esse objetivo, difunde as necessidades da comunidade regional, estimula o envolvimento dos atores sociais com o meio em que vivem e promove a apropriação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A produção das peças começa pela reunião de pauta, na qual a equipe discute os assuntos que serão tema dos programas. A prioridade são as demandas sociais relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além dos conteúdos sugeridos pelo grupo de trabalho, o projeto produz peças sob demanda e séries especiais, dedicadas a temas específicos (educação, saúde, igualdade de gênero, mudanças climáticas, etc.) ou às atividades de extensão desenvolvidas no âmbito da FURB.
 
A partir da escolha dos temas, se desenvolve a pesquisa e a coleta de dados, a organização das informações, a redação dos textos, a gravação das peças, a edição, a mixagem e, então, a distribuição do conteúdo para a rede de emissoras de rádio parceiras ou a disponibilização online para download. Os programas são curtos e possuem linguagem clara e direta, buscando atingir um público variado. Ao longo de 10 anos de atividades ininterruptas, o Informação e Cidadania já produziu cerca de 500 peças.
 
A realização das atividades envolve a participação de professores do Departamento de Comunicação, um servidor técnico-administrativo, bolsistas e estudantes voluntários de diferentes cursos de graduação e pós-graduação. O coordenador do projeto é o professor Clóvis Reis, Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha).
Segundo o professor Clóvis, os resultados do projeto contribuem para a promoção da cidadania ativa, a transformação da realidade e a apropriação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Do ponto de vista da formação dos estudantes, a participação em atividades de extensão favorece a melhoria dos processos de aprendizagem e representa uma inovação nos conteúdos e metodologias dos cursos participantes.
 
Em comemoração aos 10 anos do projeto, além da live com o jornalista Porã Bernardes, o projeto oferecerá vagas gratuitas em workshops em temas como dublagem e redublagem, mixagem e mashups, memes audiovisuais e produção musical digital. As inscrições para os workshops serão realizadas durante a palestra.