Grupo Phoenix volta aos palcos e faz estreia em Ibirama

Grupo Phoenix volta aos palcos e faz estreia em Ibirama

Foto: CMC

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o Grupo Teatral Phoenix, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza sua primeira ação presencial após o período de isolamento da pandemia de Covid-19.
 
A proposta artística de formação de plateia visa alcançar a comunidade regional marcando a presença do Phoenix em pontos demarcados num "plano de voo" cujo primeiro pouso ocorre às 15h30 e 19 horas, na Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger na cidade de Ibirama, com o espetáculo "libertæ".  
 
Com dramaturgia do professor Roberto Murphy para uma criação coletiva do Grupo Teatral Phoenix, no segundo semestre de 2021, "libertæ" fala sobre um Cavaleiro do Mal que deseja tomar todas as virtudes que encontrar em seu caminho e aprisioná-las em suas gaiolas-caixas de contenção. Traz a sinopse que, para isso, raptou dois príncipes virtuosos e os tornou seus escravos servis. Ao chegarem aos lugares, estes são obrigados a retirar das pessoas valores como União, Liberdade, Sabedoria e Criatividade. Quando o Mal se distrai consigo mesmo, espelhando-se em seu Ego, os dois príncipes tentam reverter a situação. Será que irão conseguir? 
 
Phoenix
 
O Grupo Teatral Phoenix é um espaço de criação que permite a seus integrantes o convívio com a arte. Caracteriza-se pelo constante estudo na área de encenação teatral, contribuindo para a construção da cidadania e desenvolvimento do senso crítico sobre o estar no mundo. 
Fundado em 1974 por estudantes da Universidade, incentivados pela professora de Artes Cênicas Edith Kormann, o Grupo Teatral Phoenix foi dirigido, ao logo de sua história, por grandes profissionais do teatro nacional e internacional e transitou pelos mais variados estilos de representação. É o grupo teatral mais antigo de Blumenau. 
 
O Phoenix é um projeto de extensão integrado por estudantes da FURB e voluntários vindos da comunidade que participam de treinamentos oferecidos como também das montagens realizadas. A cada ano, o Grupo realiza nova montagem buscando discutir assuntos de interesse da comunidade jovem, representada por seus próprios integrantes.  

Ficha Técnica 
Dramaturgia de Roberto Murphy para uma criação coletiva do Grupo Teatral Phoenix, segundo semestre de 2021 
Concepção e Direção 
Roberto C. Murphy
Elenco 
Augusto Wanka 
Jenifer Demarchi 
Maira Wilbert 
Railan Rodrigues 
Sonoplastia (ao vivo) 
Vanessa Doré 
Ycaro Corrêa 
Ana Paula Boimer 
Daniela Deitos 
Produção 
Caracterização: Figurinos e Maquiagem 
Paloma Klock 
Grupo Teatral Phoenix 
Cenários e Adereços 
Gabriel Henrique Borges 
Jackson de Oliveira 
Luana Lira 
Grupo Teatral Phoenix 
Design
Mariana Gonçalves 
Apoio Institucional 
Divisão de Cultura - DIC 
Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras - CCEAL 
Divisão de Administração do Câmpus - DAC  
PROESDE FURB
Secretaria de Cultura de Ibirama 
Secretaria de Educação de Ibirama 
Escola Municipal de Teatro de Ibirama 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal