FURBOT conquista marco importante no Apps.Edu, em congresso nacional de computação

FURBOT conquista marco importante no Apps.Edu, em congresso nacional de computação

Foto: Divulgação / Acervo pessoal

O projeto de extensão FURBOT: Desenvolvimento Cognitivo com Base no Pensamento Computacional ficou na terceira colocação no concurso Apps.Edu, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. O resultado da avaliação feita pela banca de jurados foi revelado na última sexta-feira (10), durante 12º CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) em Passo Fundo (RS).

Segundo a coordenadora do projeto, Luciana Pereira de Araújo Kohler, a participação da FURB no congresso possibilitou muito além de um reconhecimento por um projeto de excelência já desempenhado há mais de 15 anos pela Universidade Regional de Blumenau, mas também possibilitou manter contatos com outros pesquisadores renomados da área, apresentando o FURBOT e as tecnologias desenvolvidas pela FURB para a comunidade local e regional.

“Os pesquisadores que passaram em nosso estande realmente gostaram do FURBOT, gostaram das nossas tecnologias e dos jogos que são aplicados para o pensamento computacional com crianças. Demonstramos que o FURBOT está disponível na Play Store e várias pessoas ficaram interessadas. Dessa forma, trazemos também uma visibilidade para a FURB, a nossa Universidade de Blumenau. Para o LDTT (Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia), este é um marco importante, pois fomos relacionados na categoria Produto, entre outros 12 projetos do território nacional com foco em educação”, destaca a professora.

Saiba mais sobre o FURBOT e o CBIE

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação é considerado o principal evento na área de computação e educação no país. O concurso Apps.Edu, realizado durante o congresso, tem como objetivo criar um espaço de compartilhamento de soluções digitais que possam impactar positivamente o ambiente educacional, estimulando o pensamento empreendedor e fomentando a geração de inovação disruptiva na área da educação.

Na etapa classificatória do concurso, o FURBOT destacou-se em duas categorias: produto e protótipo. Na fase final, foi classificado na categoria produto, conquistando o terceiro lugar.

Para os responsáveis pelo FURBOT, o fato de estar entre os finalistas é uma forma de comprovar o sucesso da proposta, desenvolvida há 15 anos no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da FURB. Em todo este tempo, o FURBOT já impactou mais de 600 alunos e 200 professores das escolas públicas da região do Vale do Itajaí.