FURBMUN estimula atenção de estudantes a temas de alcance global, nesta edição o conflito entre Israel e Palestina

FURBMUN estimula atenção de estudantes a temas de alcance global, nesta edição o conflito entre Israel e Palestina

Foto: Lucas Adriano

A 2ª edição do FURBMUN, que simula o Conselho de Segurança das Nações Unidas, lotou o auditório da Biblioteca Universitária, no campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB) nas noites desta terça (23) e quarta-feira (24) para a realização da atividade que envolveu estudantes dos cursos de Direito e Jornalismo e da ETEVI, a escola de ensino médio da FURB.

A pauta central do FURBMUN (FURB Model United Nations) deste ano foi a discussão de supostas violações do Direito Internacional Humanitário pelo Estado de Israel contra a Palestina. No simulado, estudantes do curso de Direito e da ETEVI representaram os países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, simulando uma reunião do órgão e defendendo os interesses das nações que cada grupo representou.

"Em um primeiro momento, a ETEVI seria mais como um piloto. Os alunos viriam mais como um auxílio aos estudantes de Direito. O que aconteceu foi que nós ficamos impressionados ao ver que eles não fizeram mais este papel. (...) Eles deixaram de ser coadjuvantes para serem partícipes desse processo", disse a professora Maria Helena Batista, coordenadora do projeto pela escola.

Além de integrar os estudantes do ensino médio à Universidade e aos estudantes de Direito, o curso de Jornalismo também se fez presente nesta edição do FURBMUN. Os acadêmicos do curso montaram um comitê de imprensa dos países representados no conselho, trazendo detalhes dos conflitos e participando da reunião, tendo papel fundamental no andamento do simulado.

"É uma prática pedagógica muito interessante porque nós estamos integrando diferentes cursos (...) e aqui nós temos a oportunidade de treinar os nossos estudantes para práticas internacionais de jornalismo, assim como os estudantes do curso de Direito que também estão treinando para esta atividade de diplomacia brasileira. A diplomacia brasileira é reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas do mundo nesse sentido", pondera James Dadam, professor de jornalismo internacional.

A proposta metodológica do projeto é focada na interdisciplinaridade, aproximando alunos em fases diferenciadas da sua formação profissional para troca de ideias e experiências. Outro ponto relevante do simulado é despertar nos alunos o interesse por assuntos internacionais e, no caso dos alunos da ETEVI, ajudar na escolha de sua graduação.

"Como educadora, eu vejo o FURBMUN com uma metodologia fantástica. Eu já simulo há 10 anos a ONU e outros órgãos, então eu também sou produto desse caminho que a simulação proporciona no Direito Internacional. Para a FURB a gente já tem sentido nesse ano uma melhora dos alunos na contextualização sobre segurança internacional porque nós tivemos uma participação boa, então para o próximo ano a gente já pensa em vários outros projetos aliados a isso” afirma a coordenadora do evento, Wanda Muniz Falcão, professora do curso de Direito.

Acompanhe a reportagem da FURB TV sobre esta edição do simulado.