FURB sedia palestra sobre Técnica do Enxaimel

FURB sedia palestra sobre Técnica do Enxaimel

Foto: Divulgação

Um dos principais legados da colonização alemã será tema de palestra na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Dia 20 de agosto, alunos e a comunidade em geral poderão conhecer de perto os detalhes do primeiro levantamento técnico de casa enxaimel de Blumenau.
 
A pesquisa começou a ser feita há cerca de um mês. O objetivo principal do estudo, segundo o pesquisador Paulo Volles, é “servir de banco de dados para pesquisas futuras”. Volles revela que a pesquisa será bem detalhista. Cada uma das 250 casas enxaimel que compõem o objeto do levantamento será rigorosamente avaliada. Todos os cômodos e peças serão medidos. “Com estas medidas será possível identificar claramente de qual região da Alemanha a casa, e a construção, é originária”, disse.
 
Para os pesquisadores, este levantamento é de extrema importância, pois Blumenau tem o mais rico acervo de casas enxaimel fora da Europa, mas segundo eles, pouco se estuda de fato o assunto. “Com esta pesquisa será possível, caso alguém desejar, reconstruir uma casa dessas em qualquer época”, comentou.
 
A pesquisa
A palestra na FURB faz parte da Pesquisa da Técnica Construtiva do Enxaimel, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau. Trata-se de um levantamento das casas existentes em toda a cidade e dos dados técnicos de cada uma.
 
Além de Volles, fazem parte da equipe Gisele Diel, Angelina Wittmann e Simone Eidt, além de contar com a colaboração do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), núcleo de Blumenau
 
 
 
Serviço
Palestra: Técnica Construtiva do Enxaimel
Quando: 20 de agosto
Horário: 20h
Local: T-110, Bloco T, Campus 1.
Informações e inscrições: (47) 3327 0780 ou angewitt@hotmail.com