FURB sedia encontro dos Programas de Educação Tutorial

FURB sedia encontro dos Programas de Educação Tutorial

Foto: André Luiz Bonomini

Um grupo de 50 acadêmicos dos Programas de Educação Tutorial (PET) de três universidades, se reúnem nesta sexta-feira (25/7), na FURB para a segunda edição do InterPET. O encontro, organizado pelo PET/Biologia da Instituição, tem o objetivo de discutir propostas, reivindicações e trabalhos desenvolvidos pelo programa nas instituições participantes, servindo também como preparatório para o 19º Encontro Nacional dos PET (ENAPET), que acontece de 28 de julho a 02 de agosto em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Participam do encontro os alunos do PET/Biologia da Instituição, acadêmicos do Programa das unidades de Chapecó, Joinville e Florianópolis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e do Campus Ilha Solteira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São Paulo.

Segundo a professora doutora Zelinda Maria Hirano Braga, Tutora do Programa, “uma reunião como esta nos é sempre importante sobretudo para abrir nossa visão de trabalho conforme as experiências de outras instituições, além de discutirmos pontos em comum que serão levados ao encontro de Santa Maria”.

As atividades do InterPET seguem até as 16h.

O Encontro Nacional

Os assuntos em comum e as reivindicações na pauta do InterPET serão conduzidos pelos integrantes do programa na FURB e na Udesc para a décima-nona edição do Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial (ENAPET), que abre na próxima segunda-feira (28/7) e segue até o dia 02 de agosto em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

“O objetivo do InterPET é centrar todas as nossas questões em comum e se preparar também para o ENAPET. Temos uma grande expectativa do que iremos encontrar e discutir com os Programas de todo o país em Santa Maria”, afirma a professora Zelinda Braga. Da FURB, partirão os 11 bolsistas do Programa, que seguem no domingo (27/7) para a cidade gaúcha em conjunto com os acadêmicos PET da Udesc. 

Segundo Zelinda, são inúmeras as reivindicações e novidades levadas para o Encontro. No entanto algumas das expectativas do evento são as eleições para a dirigencia da Comissão Executiva Nacional dos Programas PET (CENAPET) e a formulação de uma Carta de Mudanças a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). “Além de expor ideias e pedidos, nossa expectativa é de uma renovação no comando da Comissão, saber quem conduzirá os destinos do PET no país, além de apresentarmos ao MEC nossas demandas”, afirma.

O PET

Criado em 1979 pelo Governo Federal, o Programa de Educação Tutorial (PET) busca desenvolver o ensino, pesquisa e extensão nacional, visando a melhoria do curso de graduação onde ele está inserido. No estado, são 20 grupos instalados, e na FURB, o programa trabalha no curso de Biologia da Instituição.

O programa é destinado a grupos de alunos que mostram potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação, propiciando aos estudantes, orientados por um tutor, condições para a prática de atividades extracurriculares que contribuam com a sua formação acadêmica, tanto para integração no mercado, como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.