FURB recupera filmes antigos de 16mm

FURB recupera filmes antigos de 16mm

Foto: Divulgação- Jornal de Santa Catarina

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da Biblioteca Universitária, está restaurando filmes antigos no formato 16mm. São mais de 500 peças que estavam precisando de ventilação e limpeza, conforme conta o bibliotecário Roberto Bernhard Disse, responsável pelo trabalho.
 
Aliás, ele é uma espécie de guardião do material. Foi ele, que, na década de 80, recebeu todo este material, oriundo de doação. Roberto é um apaixonado por filmes. E ele não esconde este fascínio. Graduado em Biblioteconomia, já desempenhou funções no antigo setor de audiovisuais, vinculado à Biblioteca Central, além de ocupar o cargo de diretor do Núcleo de Rádio e TV, participando ativamente na implantação do núcleo. Ele ingressou na FURB em 1978 como operador no Laboratório de Línguas (hoje FURB Idiomas), porém sua paixão por filmes o levou a atuar no lugar que tanto gosta.
 
Ele passou cerca de dois meses trabalhando na “ventilação” das películas. Ele fez a limpeza cuidadosa de todo o material, e o guardou novamente em caixas específicas e protegidas.
 
O acervo é riquíssimo. Tem comerciais de TV dos anos 60, 70 e 80, de marcas como Kibon, Prosdócimo, Óticas Baier, além de filmes alemães, alguns narrados na própria língua alemã. Até na hora de manuseá-lo, Roberto toma cuidado. Como são peças raras, que precisam ser preservadas.
 
O tema foi objeto de reportagem em jornais impressos de circulação estadual, como mostra a foto principal.
 
Próximo passo
Para garantir a preservação do material, a proposta da direção da Biblioteca é digitalizar todo este acervo. A ideia é que as películas possam ser usadas pela comunidade externa e interna, tanto para projetos de pesquisa, documentários ou mesmo para conhecimento da história da nossa cidade.
 
Novidade
Após recuperados e digitalizados, o material poderá ser exibido na sala de cinema que está em construção no terceiro piso da Biblioteca Central. O espaço deve servir também para outros eventos, como o Cine SESC (parceria FURB e SESC). A previsão é que o local comporte cerca de 40 pessoas. A expectativa, segundo o diretor da Biblioteca, Darlan Jevaer Schmitt, é que a sala de cinema possa ser inaugurada ainda neste ano.