FURB recebe primeiros royalties por projetos desenvolvidos

FURB recebe primeiros royalties por projetos desenvolvidos

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) vai receber os seus primeiros royalties. Os valores são referentes a dois projetos que foram desenvolvidos na Universidade. A cerimônia que marca este momento importante acontece no dia 02 de maio, aniversário da FURB.
 
O primeiro royaltie, no valor de R$ 2.583,94, é relativo ao desenho industrial de duas luminárias projetadas por estudantes do curso de Design da FURB para o “1º Prêmio de Inovação em Design de Iluminação”, realizado em parceria com a empresa Blumenau Iluminação, no ano de 2019.
 
luminária de chão Flambô e o pendente Kina Light passaram por um estudo de viabilidade de produção e de mercado, que durou em torno de um ano e meio e, após a aprovação, iniciaram o processo de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2021, as luminárias entraram no catálogo da empresa e, agora, a FURB e os inventores recebem os primeiros royalties pelas vendas.
 
Já o segundo projeto, que vai receber o retorno de R$ 12.510,34, diz respeito a uma transferência de know-how para a empresa Clarlei Tecnologia, do Rio de Janeiro.
 
A tecnologia de uma maleta de teste de transformador foi desenvolvida por professores pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica da FURB entre os anos de 2011 e 2013, através de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela CELESC. No primeiro semestre de 2020, a Universidade foi procurada pela empresa carioca, pois havia o interesse em dar continuidade no aperfeiçoamento da tecnologia. 
 
O coordenador da AGIT, Vinicyus Rodolfo Wiggers, destaca que apesar de os valores ainda serem considerados pequenos, é um momento simbólico e significativo para a Universidade, pois demonstra que a transferência de tecnologia para a sociedade traz retornos. “O recebimento desses royalties demonstra que o conhecimento desenvolvido na universidade possui aplicação e pode contribuir junto à sociedade. A inovação tecnológica e a transferência de tecnologia são uma das melhores maneiras de fazer esse conhecimento chegar à sociedade”.
 
Ele também afirma que o momento reforça e consolida a importância da Agência de Inovação Tecnológica como um ator de interlocução. “Nós conseguimos articular, operacionalizar e construir os instrumentos jurídicos e administrativos que são pertinentes às discussões, à transferência do conhecimento, os direitos e os deveres. É algo que vem reconhecer um trabalho que a equipe da Agência vem fazendo há seis anos. Algo que foi idealizado, planejado e agora é o momento simbólico de mostrar que dá certo, que nós estamos no caminho correto e que mais frutos que virão pela frente”. 
 
Vale destacar que todos os inventores recebem uma parte do valor conforme previsto em lei, sejam eles professores, alunos, ex-alunos ou técnicos.