FURB recebe exposição em comemoração aos 50 anos do Grupo Phoenix

FURB recebe exposição em comemoração aos 50 anos do Grupo Phoenix

Foto: Divisão de Cultura - Divulgação

Em 2024 o Grupo Teatral Phoenix, projeto de extensão da FURB, celebra 50 anos de história nos palcos brasileiros. Desde a sua fundação, o grupo tem impacto significativo nos aspectos didático-pedagógicos do teatro catarinense, além de contribuir no acesso à cultura de toda região. Em celebração à data, uma das ações planejadas pelo Phoenix é a realização de uma exposição comemorativa que resgata as histórias, os personagens e os momentos marcantes da trajetória de cinco décadas de dedicação à arte.

A abertura da exposição ocorreu na última quinta-feira, 22 de fevereiro, e reuniu integrantes do projeto, artistas, estudantes e autoridades no Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universidade da FURB, no Campus.

A exposição, com curadoria assinada pelos acadêmicos de Artes Visuais da FURB, babel babel e thiao, propõe uma retrospectiva desses 50 anos de história, utilizando fotografias, recortes de jornais, reportagens e depoimentos coletados no acervo do Centro de Memória Universitária da FURB. A exposição além de homenagear o legado do Grupo Teatral Phoenix, também presta tributo aos indivíduos que o moldaram e aos muitos artistas que passaram por suas fases ao longo dos anos.

 

Entre os homenageados estão figuras como Edith Kormann, Roberto Mallet, Paulo Geiger, Pita Belli, Victor Hugo e Roberto Murphy, representantes das diferentes direções e fases do grupo, além das centenas de pessoas que contribuíram para as atividades do Phoenix ao longo do tempo.

A exposição de 50 anos do Grupo Teatral Phoenix é gratuita e permanece recebendo visitas de toda a comunidade até o dia 16 de março, na Biblioteca Universitária da FURB.