FURB recebe Aproxima+SC nesta quinta, 07, para conectar ecossistema de inovação

FURB recebe Aproxima+SC nesta quinta, 07, para conectar ecossistema de inovação

Foto: Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe nesta quinta-feira, 07 de dezembro, o evento Aproxima+SC, realizado para aproximar e conectar os atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de todas as regiões catarinenses.  

A programação inicia com recepção pela Reitoria, às 8 horas, seguida de uma conversa com professores pesquisadores dos programas de pós-graduação (mestrados e doutorados); visitas aos laboratórios do campus 1; à sala de exposição Fritz Muller; visitas aos laboratórios do campus 2 e à Agência de Inovação Tecnológica da FURB (AGIT), no Centro de Inovação Blumenau, onde o roteiro do evento encerra com um café, às 16 horas. “As expectativas são as melhores possíveis”, destaca a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Sardá Espindola.

O Aproxima+SC vai percorrer 14 cidades no Estado e é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o Aproxima+SC é uma oportunidade de conectar a fundação aos catarinenses, divulgando os projetos e editais em andamento, os planos para o segundo semestre e, principalmente, conhecer as demandas regionais de pesquisadores, empresários e empreendedores para definir projetos futuros.

“Queremos a Fapesc cada vez mais próxima dos catarinenses. Por isso, o principal objetivo do Aproxima+SC é ouvir as demandas das regiões. Precisamos conhecer as necessidades das pessoas e saber o que estão produzindo. Com certeza há excelentes tendências tecnológicas sendo produzidas no Estado. Desta forma, poderemos destinar recursos de uma forma mais organizada e racional, atendendo da melhor forma possível o catarinense”, afirma o presidente da Fapesc.

“Uma das missões da tecnologia e da inovação é conectar pessoas. A aproximação com todos os setores do ecossistema, através deste projeto, é fundamental para que ocorram trocas produtivas entre os setores e governo. Assim, vamos colocar em prática ações visando a nova economia, a valorização de talentos e o desenvolvimento do Estado”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SCTI), Marcelo Fett.

O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).