FURB participa do Aproxima + SC Diálogos, da Fapesc, que sinaliza novas bolsas e investimentos para 2024

FURB participa do Aproxima + SC Diálogos, da Fapesc, que sinaliza novas bolsas e investimentos para 2024

Foto: Caroline Costa/ Fapesc

Representada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Michele Debiasi Alberton, acompanhada do chefe da Divisão de Pós-Graduação, Ricardo Bittencourt e do chefe da Divisão de Pesquisa, André de Gasper, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) marcou presença em Florianópolis, nesta segunda-feira, 20 de novembro, no evento “Aproxima + SC Diálogos”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O primeiro ponto do evento foi uma reunião da diretoria da Fapesc com os pró-reitores das instituições presentes. Segundo Michele, a conversa foi muito positiva e sinalizou novos financiamentos para 2024. “Tivemos uma sinalização positiva em relação a bolsas da Fapesc, assim como ao financiamento de pesquisas através do edital universal e, também, teremos editais de mobilidade acadêmica, por meio dos quais poderemos encaminhar estudantes e professores para universidades estrangeiras”, comenta a pró-reitora da FURB.

Após a reunião, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia e CEO da CienTech, Tito Crissien, participou de uma mesa de debates com os gestores do sistema Acafe. O objetivo do encontro foi compartilhar políticas públicas, boas práticas em pesquisa para o desenvolvimento social e econômico local e ainda fortalecer as alianças entre a América do Sul e a região do Caribe. Em pauta, temas como educação, tecnologia e setores industriais de Santa Catarina; indicadores de desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação; programas estratégicos para Internacionalização dos setores industriais e oportunidades e desafios ambientais de Santa Catarina. 

Gestores da Acafe com Crissen

“A universidade envolve um plural de ideias e é isso que estamos promovendo neste encontro, aproximando nossos gestores de uma ideia diferente, possibilitando conhecer a promoção de ciência, tecnologia e inovação em um país com outra cultura, buscando entender quais foram os desafios e o desenvolvimento alcançado”, explicou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.