FURB participa do 1° Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais

FURB participa do 1° Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais

Foto: Divulgação

 

O 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais foi realizado no último sábado, 09 de julho, e mobilizou cerca de 230 profissionais das forças de segurança e salvamento para simular um cenário de incêndio de grandes proporções e evacuação de pacientes em três alas do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

O Complexo Integrado de Saúde da Universidade Regional de Blumenau (FURB), localizado no campus 5, no bairro Fortaleza Alta, participou da ação, que contou com 36 viaturas e o helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau. Na simulação, 30 vítimas fictícias precisaram ser resgatadas, mobilizadas e transportadas para outras unidades hospitalares.

“O simulado visa a coordenação do atendimento a um desastre de grandes proporções no hospital. Os pacientes foram evacuados e transportados para os hospitais Santo Antônio, Santa Catarina e Hospital Universitário da FURB, que recebeu os pacientes com menor complexidade no quadro clínico”, relatou o enfermeiro Valcir Censi, que atua no complexo de saúde da Universidade.

A fonte de mídia referenciada está faltando e precisa ser informada novamente.

O alarme de simulação do Hospital Santa Isabel foi acionado por volta das 9 horas da manhã de sábado, simulando o sinistro em três alas do hospital, incluindo a UTI geral e coronariana da unidade. “Em um caso real, isso serviria de apoio para dar a devida estabilização e depois a distribuição entre as unidades. Os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel darão prioridade aos pacientes mais graves, enquanto nós, do complexo de saúde da FURB, faríamos o apoio aos pacientes de menor gravidade”, completou Valcir.

Toda a ação foi organizada pela Defesa Civil, contou com bases operacionais montadas e a presença do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que gerenciou e conduziu a situação.

A avaliação do simulado aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau e conforme o secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, alguns pontos precisam ser reavaliados para melhor desempenharmos em uma situação real. “O simulado foi de enorme valia para sentirmos o tempo de resposta da equipe e a sintonia dos profissionais envolvidos. O momento de errar é durante o treinamento, pois daqui por diante cabe a nós corrigirmos as falhas eventuais e aperfeiçoar nosso protocolo de segurança, caso um dia seja necessário colocá-lo em prática”, reitera.

A fonte de mídia referenciada está faltando e precisa ser informada novamente.

Todas as instituições participantes pontuaram suas considerações e agradeceram pela oportunidade de participar do simulado. “É uma honra muito grande para gente ser o anfitrião de um treinamento desta magnitude, com tantas instituições engajadas e que repercutiu nacionalmente pela mobilização de tantos profissionais, equipes e equipamentos”, enaltece Carlos Kosilek, engenheiro de segurança do trabalho do Hospital Santa Isabel.

Ao final da reunião de avaliação, todas as entidades participantes foram condecoradas com certificado de participação no 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais.  

Texto: Gabriel Lângaro, com informações da Prefeitura de Blumenau / Fotos e vídeos da equipe profissional do Complexo Integrado de Saúde da FURB