FURB oferece atendimento especializado para pacientes com sintomas pós-Covid

FURB oferece atendimento especializado para pacientes com sintomas pós-Covid

Foto: Internet

A possibilidade de ter acesso, em um só lugar, a uma equipe multidisciplinar especializada é o principal diferencial do atendimento fornecido pelo Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE), mantido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) há quase três anos. O serviço tem como público-alvo pacientes que apresentam sequelas decorrentes da infecção por Covid-19 e já realizou mais de 20 mil atendimentos desde sua inauguração, em agosto de 2021. O atendimento é viabilizado por meio de contrato com a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu e funciona na Policlínica Universitária, no campus 5 da FURB.

A equipe conta com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médicos de várias especialidades. As queixas mais comuns levadas pelos pacientes aos profissionais do CRIE são perda de memória recente, depressão, cansaço, dor, insônia e alterações de olfato e paladar. A fisioterapia é o atendimento com maior demanda, já que muitos pacientes que tiveram Covid-19 apresentam dores nas articulações, além de cansaço e falta de ar ao realizar atividades básicas, como uma caminhada curta, por exemplo. A fisioterapeuta Beatriz Wieser explica que a partir dos exercícios aeróbicos e fortalecimento das articulações, é possível melhorar a capacidade funcional dos pacientes.

Atualmente, fazem acompanhamento periódico no CRIE cerca de 170 pacientes. Mas a estrutura do local e a equipe de profissionais envolvidos têm capacidade para ampliar esse número. A coordenadora da Policlínica Universitária, Isabel Daufenback Machado, explica que o serviço tem capacidade para atender 35 pacientes novos todos os meses. O encaminhamento dos pacientes é realizado pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Por esse motivo, é importante que os pacientes que tiveram Covid-19 e apresentam algum tipo de sequela procurem as Unidades Básicas de Saúde do município e solicitem o encaminhamento ao serviço especializado fornecido pela FURB.