FURB institui Conselho de Federalização

FURB institui Conselho de Federalização

Foto: CMC

O Conselho de Federalização da FURB foi oficialmente instituído e realizou sua primeira reunião de trabalho nesta sexta-feira, 12 de novembro. Criado por iniciativa da reitoria da Universidade Regional de Blumenau, o Conselho tem como objetivo informar, mobilizar e articular a comunidade regional em torno da proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da FURB, apresentada pelo senador Jorginho Mello.  
 
“A criação de uma universidade federal no Vale do Itajaí é uma demanda de toda a comunidade local, não somente da FURB.  O Conselho reúne representantes da Universidade, do poder público, câmara de vereadores, entidades empresariais, do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes) e do Diretório Central do Estudantes (DCE)”, observa a reitora Marcia Sardá Espindola.   
 
“O Conselho tem como principal finalidade fazer com que a comunidade entenda a importância do projeto para todo o Vale. É uma bandeira que interessa a todos e sua principal missão é fazer com que a comunidade perceba o enorme poder dinamizador do desenvolvimento local que uma instituição federal representa”, pontua o professor Clóvis Reis, indicado para presidir o Conselho.  
 
Professor efetivo da Universidade Regional de Blumenau, Clóvis Reis acompanha o projeto de federalização da FURB desde as propostas iniciais, ainda em 2004. “Sabemos que será necessário empreender um esforço enorme para que a condução deste novo processo alcance êxito. Será necessário dialogar muito com o empresariado local, com as representações políticas, com a sociedade, movimentos sociais, com os servidores e estudantes da FURB. Entendemos que cada público tem suas dúvidas específicas e temos que estar preparados, com informações e conhecimento para sanar todas elas”, reforça Clóvis.  
 
Representando o poder público municipal no Conselho, o secretário de administração da prefeitura de Blumenau, Anderson Rosa pontua que apesar do histórico de luta pela federalização este é um novo momento do projeto. “Para este governo o assunto é novo. Precisamos debater, aprender com o que já se fez, atualizar o trabalho, perceber o que o governo espera deste processo. Também cabe ao Conselho trabalhar para que a comunidade entenda que dispor de ensino superior gratuito e de qualidade é uma forma de qualificar mão de obra, de impulsionar o desenvolvimento”.  
 
O vereador Alexandre Matias, nomeado como representante da Câmara de Vereadores, destaca a necessidade de mobilização das forças políticas do Vale e da região. “Devemos nos unir nessa missão que é a federalização da FURB e trabalhar para tirar a proposta do papel”, afirma.  
 
“A reunião de hoje foi para instalação oficial do Conselho, a partir da próxima semana começam os trabalhos efetivamente. Inicialmente devemos reunir informações que demonstrem, objetivamente, os benefícios de trazer uma universidade federal para o Vale, com ações práticas, que demonstrem a viabilidade e o impacto para o desenvolvimento”, destaca Clóvis.  
 
Estão no Conselho de Federalização o professor Clóvis Reis, na presidência, vereador Alexandre Matias, secretário Anderson Rosa, os professores efetivos Ciel Antunes de Oliveira Filho, do curso de Administração, Sandra Krieger, professora do curso de Direito e Márcio Rastelli, do curso de Odontologia, representando o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes); Marcos Bellicanta, representando a Associação Empresarial de Blumenau (Acib); Luis Gustavo Pscheidt, pelo DCE e Emanoela Schubert de Freitas, representante dos servidores técnicos administrativos da FURB.