FURB FM retoma locução ao vivo na cobertura das cheias, prestes a completar 20 anos no ar

FURB FM retoma locução ao vivo na cobertura das cheias, prestes a completar 20 anos no ar

Foto: Divulgação

No dia 05 de outubro, a Prefeitura de Blumenau suspendeu, pela primeira vez na história, a realização da Oktoberfest. As previsões climáticas indicavam grandes volumes de chuva e a iminência de mais uma enchente em Blumenau. A projeção previa que a elevação do rio Itajaí-Açú pudesse chegar aos 11 metros e os comerciantes instalados em áreas de alagamento recolheram mercadorias e mobílias. Ao longo da sexta e do sábado, as informações divulgadas pelo AlertaBlu, o sistema de monitoramento da Defesa Civil de Blumenau, preparavam a população com orientações e o objetivo de minimizar os efeitos de mais uma cheia.

No sábado à tarde, o rio chegou ao nível de alerta e a equipe de jornalismo da FURB FM se mobilizou para iniciar a apuração e a transmissão das principais notícias sobre às cheias. “A Universidade Regional de Blumenau tem um elo profundo com a comunidade do Vale e a FURB FM é parte disto”, aponta o novo coordenador de produção e programação da Rádio e TV Educativa da FURB (RTE), Gregory Martins. Nomeado no início da semana, este foi seu primeiro desafio.

Desde às 18 horas de sábado, até o início da tarde desta segunda, 09, quando a situação já indicava certa normalidade, a FURB FM levou informações aos ouvintes. “Somos uma autarquia municipal e a nossa principal fonte de informações é a Prefeitura de Blumenau. Assim, durante todo o final de semana e até esta segunda-feira, nossos ouvintes foram informados sobre as condições das cheias no Vale e as orientações para este início de semana, como a suspensão das aulas, por exemplo”.  Equipe chuvas

A iniciativa de retomar a locução ao vivo na FURB FM já estava nos planos do coordenador, dentre as ações previstas em comemoração aos 20 anos da emissora, que está no ar desde 15 de outubro de 2003. Outras ações previstas incluem a reformulação da grade musical e a veiculação de novos produtos no formato de podcast. “Entendemos a importância da rádio para que a Universidade cumpra, ainda melhor, o seu papel de estar integrada às demandas regionais”, destaca Gregory.

Servidor da FURB desde 2019, como assessor de criação e de comunicação e marketing, Gregory Martins é graduado em Jornalismo pela FURB, especializado em produção de conteúdo para WEB desde 2009, já participou de ações de relacionamento para grandes marcas como Tumblr, Heineken e Ford.

Participaram da cobertura especial durante o final de semana os jornalistas Alessandra Meinicke e Lucas Adriano, o chefe de operações da RTE, Gilson Martins, com a supervisão da Coordenadora de Comunicação e Marketing da FURB, Fernanda Ostetto, que responde, também, pela direção da rádio, assessorados pela técnica administrativa, Elisabete Compiani. A reitora Marcia Sardá Espindola e o vice-reitor, Marcus Vinicius Marques de Moraes acompanharam a equipe e estiveram no estúdio da FURB FM durante a cobertura. “Esta iniciativa marca uma data importante para a nossa FM, nos tornando mais próximos da comunidade e permitindo que a informação chegue por todos os canais aos nossos estudantes e servidores”, destaca a reitora.   

Também pelos 20 anos, a FURB FM adota nova identidade visual. Ouça no dial em 107,1, pelo site em furb.br/furbfm e no Spotify.