FURB firma parceria com rede europeia de universidades

FURB firma parceria com rede europeia de universidades

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) representada pela reitora, Marcia Sardá Espindola, assinou a Carta de Compromisso como Parceiro UNITA Geminae. O projeto UNITA tem como objetivo contribuir para estabelecer as bases das universidades europeias do futuro e para o futuro, por meio de uma oferta unificada e coordenada de programas de educação fundamentados na excelência acadêmica.
 
A oferta de educação e pesquisa da UNITA visa ter impacto local, regional e global. Com isso, o objetivo da UNITA é o fornecimento de competências e habilidades que permitirão que os alunos se tornem futuros atores das economias sustentáveis, baseadas na inclusão e igualdade. Aproveitando a maior visibilidade e atratividade das universidades europeias, a UNITA pretende criar uma rede de universidades "irmãs" - a iniciativa Geminae - que permitirá compartilhar as melhores práticas entre a aliança UNITA e seus parceiros Geminae.
 
O convite foi feito à FURB em setembro e, agora, o compromisso foi firmado pela assinatura da Carta, pela qual a Universidade de Blumenau se compromete a implementar atividades concretas da iniciativa UNITA Geminae, como pesquisa nas áreas temáticas (Energias Renováveis, Economia Circular e Patrimônio Cultural); iniciativas de intercompreensão e multilinguísmo; troca de boas práticas em relação aos campi virtuais internacionais e ao desenvolvimento de microcredenciais; desenvolvimento de novos caminhos de estudo (especialmente em Energias Renováveis, Economia Circular e Patrimônio Cultural); programas de mobilidade de alunos e colaboradores e outras áreas de interesse comum, como a dupla diplomação em pós-graduação.
 

David Bilsland, coordenador de relações internacionais da FURB explica que “o leque de atividades é gigantesco”. Entre as possibilidades ele destaca a dupla titulação, além da oferta de disciplinas, tanto de outras universidades para os estudantes da FURB, quanto da FURB para acadêmicos de outras IES, e ainda disciplinas realizadas de forma conjunta entre as instituições da UNITA.

 
Esta rede de universidades "irmãs", baseada na qualidade das instituições de ensino superior incluídas nela, será inicialmente baseada na cooperação existente e ativa entre as universidades localizadas fora da União Europeia e os seis parceiros da aliança UNITA, dando preferência às instituições de países que falam de língua romântica. Além da FURB, as outras universidades brasileiras convidadas a integrar o projeto foram as Universidades Federais da Bahia e de Viçosa, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP).
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal