FURB aprova mais de 7 milhões em laboratórios de pesquisa avançada do Programa MultiLab SC

FURB aprova mais de 7 milhões em laboratórios de pesquisa avançada do Programa MultiLab SC

Foto: Ricardo Trida/SECOM

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai estruturar três laboratórios de pesquisa avançada com investimentos do Programa MultiLab SC – Laboratórios Multiusuários, lançado esta semana pelo governador Jorginho Mello. Serão investidos mais de R$ 111 milhões, em todas as regiões do Estado.

Um laboratório de pesquisa avançada é um centro especializado no qual cientistas e pesquisadores se reúnem para realizar estudos e experimentos em diversas áreas do conhecimento. É um ambiente equipado com tecnologias de ponta e instrumentos sofisticados, destinado a avançar o entendimento nos mais variados campos da ciência. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) selecionou 50 projetos, apresentados por 19 instituições de ensino superior (IES), a FURB aprovou três.   

Os recursos poderão ser usados especialmente para compra de equipamentos que visam impulsionar a pesquisa avançada em Santa Catarina. Além disso, a iniciativa também prevê a criação de uma rede para interligar os laboratórios e estimular o uso compartilhado dos espaços.

“Esta é mais uma ação do Governo do Estado investindo em ciência para o desenvolvimento de todas as regiões de Santa Catarina. A FURB está prestes a completar 60 anos, atendendo com excelência as demandas da comunidade e dos diferentes setores produtivos da região. O potencial transformador desta aproximação das universidades com as necessidades das indústrias e empresas locais não tem precedentes. Fica, também, nosso agradecimento à Fapesc, pela maneira inovadora na condução deste processo”, destaca a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.  

Laboratórios Multiusuários

As propostas apresentadas pela FURB e selecionadas pela Fapesc foram o “Herbário Dr. Roberto Miguel Klein: Hub da biodiversidade catarinense pela caracterização morfoanatômica, molecular e química de espécies”, aprovado pelo professor André de Gasper, do Departamento de Ciências Naturais. “Ampliação do Laboratório Multiusuário de Análise de Combustíveis e Cromatografia para Atuação em Projetos Ambientais e de Transição Energética”, do professor Vinicyus Wiggers, do Departamento de Engenharia Química e “Valorização de resíduos agroindustriais e sua transformação em materiais e produtos inovadores”, do professor Jürgen Andreaus, do Departamento de Química.

O valor a ser investido na FURB é de 7 milhões e 441 mil reais.  

Para Gasper, que é chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa da Universidade de Blumenau, a aprovação foi comemorada por todos, “tanto pela FURB, quanto pela Acafe, que foi uma das maiores beneficiadas com os recursos recebidos, com mais de 50 milhões em diversos laboratórios aprovados. A aprovação das propostas da FURB vai permitir estruturar três grandes laboratórios que se destacam na produção científica e na prestação de serviços, tanto para o Estado quanto para outros laboratórios”, afirma o pesquisador.