Funcionários da FURB participam de formação em Braille

Funcionários da FURB participam de formação em Braille

Foto: Divulgação

Dez servidores da Biblioteca Universitária da FURB vão passar por uma oficina de formação em Braille. A atividade, resultado de uma parceria com o Centro Braille da Fundação Cultural de Blumenau, terá duração de 30 horas e permitirá desenvolver uma leitura e escrita preliminar na linguagem, além de propiciar a compreensão sobre a convivência com pessoas que tenham deficiência visual. O grupo começa o curso na tarde desta segunda-feira (21 de julho).
 
De acordo com o diretor da Biblioteca, Darlan Jevaer Schmitt, a oficina “Leitura e Escrita Braille, Tecnologia Assistiva e Orientação e Mobilidade” foi articulada a partir de uma conversa com a responsável pelo Centro Braille, Eliane Fuchini e parte da equipe de colaboradores do Serviço de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Universitária. “Queremos permitir essa formação aos nossos servidores, porque percebemos que a demanda nesta área está crescendo e precisamos capacitar nossa equipe no atendimento às necessidades dos portadores de baixa visão e cegos”, disse Schmitt.
 
Inicialmente, o curso será destinado a 10 servidores. Mas a proposta final é estender a formação para os demais funcionários.
 
Luis Valdemir Coelho de Bragas, responsável pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), avalia que cursos como este “são importantes para que os servidores da Universidade tenham contato com esta linguagem para saber como atender o deficiente visual”. Atualmente, segundo dados da CAE, a FURB possui dois alunos que usam a linguagem em braille, alguns que usam régua de leitura e dois alunos cegos. 
 
Bragas também comentou que ações como esta estão previstas na Política de Inclusão que está sendo elaborada e deve ser apresentada oficialmente até o final deste mês.