Fórum de pró-reitores da Região Sul discutiu fomento para pesquisa e pós-graduação

Fórum de pró-reitores da Região Sul discutiu fomento para pesquisa e pós-graduação

Foto: Univille/Foprop Sul

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) da Região Sul foi realizado na Universidade da Região de Joinville (Univille) nos dias 03 e 04 de agosto. O evento foi organizado pelo Fórum Nacional dos Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa – FOPROP, regional Sul e pela CAPES e contou com a participação de representantes de universidades públicas e privadas de todo o Sul do Brasil. Representaram a Universidade Regional de Blumenau (FURB) a professora Michele Debiasi Alberton, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Propex) e o professor André Luís de Gasper, chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa da FURB.

O FOPROP Sul teve como objetivo discutir a política de fomento à pesquisa e à pós-graduação no Brasil. Durante o evento, a equipe da CAPES destacou a importância das universidades comunitárias, o sistema de bolsas e os reajustes, bem como sobre as avaliações das propostas de cursos novos (APCN).  

A professora Michele Debiasi Alberton destacou a importância do FOPROP Sul para a discussão da política de fomento à pesquisa e à pós-graduação no Brasil. "O evento foi uma oportunidade de discutir os desafios e as perspectivas para a pesquisa e a pós-graduação no Brasil", afirmou.

"No segundo dia, as fundações de apoio à pesquisa (FAPs) estiveram presentes e pudemos ver como cada agência tem financiado a pesquisa em seus estados”, destacou o professor André Luís de Gasper

O professor Odir Dellagostin, presidente do O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apresentou os números do financiamento da Ciência e Tecnologia no Brasil e destacou a FURB, que teve um aumento de 22% na produção científica se comparados os dados de 2023 com 2022. O FOPROP Sul foi um evento importante para a discussão da política de fomento à pesquisa e à pós-graduação no Brasil.