FITUB convida para oficina de mediação teatral

FITUB convida para oficina de mediação teatral

Foto: CMC

Já estão abertas as inscrições para uma oficina online que será oferecida pela 32° edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o FITUB. A oficina Teatro e Escola convida professores e interessados em mediar os espetáculos do Festival em suas escolas a realizarem a sua inscrição até o dia 30 de setembro.
 
A ação abordará a “Mediação Teatral e Docentes: jogando com as possibilidades artístico-pedagógicas da recepção”, e sua ideia é “criar uma rede de parcerias entre o Festival e as escolas, a fim de garantir o acesso das/os estudantes à arte, colaborando para a democratização do teatro e a formação de espectadores durante a pandemia de Covid-19”, afirma a organização do Festival.
 
O conteúdo da oficina busca criar perspectivas de aproximação entre os espectadores e a cena teatral, para que desta forma sejam criados espaços de crítica e criatividade a partir das peças. A organização do FITUB afirma ainda que “todo o conteúdo do curso estará vinculado à programação da Ação Teatro e Escola, do 32º FITUB, e será ministrado antes do início do festival, oportunizando o acesso antecipado à programação com intuito de estimular a participação da comunidade escolar''.
 
Com carga horária de 16 horas, oito delas síncronas e as outras oito assíncronas, os encontros serão divididos entre os dias 2, 4, 6 e 8 de outubro. As atividades serão realizadas através da plataforma do Google Meet para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus. Serão compartilhados com os professores e professoras inscritos noções de práticas sobre a mediação teatral para que ampliem a experiência vivenciada tanto antes quanto depois dos espetáculos.
 
Nas atividades síncronas a mediadora Sabrina Moura repassará aos inscritos uma introdução sobre as artes da cena na contemporaneidade, apresentará noções de mediação teatral e a arte do espectador, além de práticas de mediação teatral de espetáculos da programação do 32° FITUB. Já as atividades assíncronas consistirão na leitura de textos, acompanhamento de filmagens de espetáculos e criação de mediação teatral em grupo.
 
A oficina está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro e a mediadora, Sabrina Moura, é atriz, professora e pesquisadora, com mestrado e doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), integrante da Cia Carona de Teatro desde 2006 e atual coordenadora da ação do FITUB “Teatro e Escola”.
 
A ação Teatro e Escola é realizada em parceria com o SESC para envolver a comunidade escolar na programação do Festival. Serão oferecidas, além da oficina para professores, mesas de debate, mediação teatral dos espetáculos, apresentação de espetáculos nas escolas, além de idas dos estudantes a espaços culturais.
 
Conheça o FITUB
 
Criado em 1987, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau oferece a cada edição a oportunidade da comunidade assistir e prestigiar espetáculos teatrais, além de realizar debates e análises críticas com professores-artistas, o que cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo.
 
O FITUB também busca a cada ano envolver mais artistas e pessoas do mundo todo. Além de envolver diversos estados do Brasil, também já recebeu grupos teatrais de outros países como Portugal, Chile, Argentina e Colômbia.
 
A 32° edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau acontecerá de forma remota entre os dias 14 e 23 de outubro. Esta decisão foi tomada pela organização do evento para assegurar a segurança de espectadores e artistas contra a Covid-19. Nesta edição, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, realiza o Festival com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.