Festival realiza roda de conversa sobre teatro contemporâneo

Festival realiza roda de conversa sobre teatro contemporâneo

Foto: CMC

As cortinas da 32ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o Fitub, foram abertas virtualmente em 14 de outubro e a programação de espetáculos, análises, rodas de conversa e oficinas segue até o dia 23, próximo sábado.
 
Após dois anos sem festival, 32ª edição do Fitub é realizada pela FURB, com patrocínio de emenda parlamentar da então deputada Ana Paula Lima via Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, apoios do Sesc, Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau e Teatro Carlos Gomes.
 
No formato virtual, com transmissões ao vivo pela FURB TV no YouTube, o evento tem na programação 12 espetáculos selecionados, sete espetáculos que integram a Mostra Blumenauense de Teatro e seis espetáculos na ação Teatro e Escola, em performances de palco, ao ar livre e modelos híbridos de apresentação.
 
As inscrições para oficinas podem ser realizadas também pelo site, com formulários disponíveis nos links de cada uma nas descrições. A participação do público em análises, debates, mesas temáticas e rodas de conversa é livre, sem inscrição.
 
Neste sábado, um dos destaques da programação é a Roda de Conversa Teatros negros brasileiros contemporâneos: estéticas e proposições ficcionais, às 16 horas, com Cristiane Sobral, Daniel Veiga, Jesse Cruz e Julianna Rosa de Souza, debatendo sobre o teatro brasileiro contemporâneo e as dinâmicas raciais que impedem a transmissão de conteúdos, estéticas e referências de autoria negra.
 
Entre os espetáculos programados para o final de semana estão “A Filha da Monga” da Cia. Ouroboros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A peça narra história de uma jovem que faz o papel da mulher que vira monstro e se torna principal atração do parque de diversões de uma cidade do interior. Entre a realidade e imaginação, a trama percorre a jornada de afetos da história dessa mulher.
 
Para chegar a todas as pessoas, os espetáculos terão a tradução em Libras e as apresentações internacionais serão legendadas.
 
Para diminuir a saudade da emoção de ter o Fitub aquecendo as ruas da cidade, duas ações especiais serão presenciais em espaços abertos, no domingo, dia 17, respeitando o uso de máscaras e distanciamento social. 
 
A programação completa do 32º Fitub está disponível no site furb.br/fitub.
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal