Festival de Teatro soma mais de 160 horas de transmissão

Festival de Teatro soma mais de 160 horas de transmissão

Foto: CMC/Acervo Fitub

O 32º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau encerra neste sábado, dia 23, depois de levar ao público mais de 160 horas de transmissão. Estão somadas aí 17 horas de apresentação da programação de espetáculos convidados e selecionados, com transmissões abertas ao público e 55 horas de apresentações de espetáculos transmitidos em salas de aula e espaços de educação e cultura, por meio da ação Teatro e Escola. As oficinas também ganharam suas versões online, totalizando 70 horas de aulas.
 
Como sempre, o Fitub também foi palco de muito debate, entre análises dos espetáculos, mesas temáticas e rodas de conversas, foram mais de 25 horas de conversação sobre os mais diversos temas que envolvem as artes cênicas.
 
O time de analisadores, formado por grandes nomes da docência teatral, conversaram diretamente com os artistas envolvidos dos espetáculos selecionados. Oportunizaram, ainda, excepcionais conversas com o público sobre temas como teatros negros, ritos de luz em cena, cena feminista e artes para crianças e jovens.
 
"O Fitub mais uma vez tem se mostrado necessário e conectado com nosso tempo. Ao propormos uma mostra que reflita esse momento pandêmico, traçamos um recorte referencial de linguagens e possibilidades pelas quais as artes cênicas têm se adaptado, não diferente com os processos de ensino e pesquisa teatrais das instituições de ensino, sem deixar de trazer à tona olhares e denúncias sociais, tão necessárias para refletirmos o nosso tempo" destaca Fábio Hostert, coordenador do festival.
 
Em formato híbrido, as ações presenciais foram intimistas. O 32º Fitub levou crianças, jovens e adultos para o ar livre em dois momentos do domingo, dia 17, logo pela manhã aproveitando a Rota de Lazer da Rua XV e à tarde, no espaço coberto da Secretaria Municipal de Cultura. Na sexta-feira, dia 22, ganhou quatro apresentações presenciais na Escola Básica Municipal Profª Zulma Souza da Silva. 
 
É inegável e sentida a falta de toda a reverberação teatral que sempre ocupou auditórios e corredores do Teatro Carlos Gomes, ruass, espaços alternativos nos bairros, pátios e salas da FURB, mas este, que é um dos maiores festivais teatrais da América Latina, fruiu pelas publicações em feeds, stories e vídeos nas redes sociais, cumprindo mais uma vez sua missão e já à espera da 33ª edição.
 
Sexta e sábado têm Fitub
 
Na sexta, dia 22, às 19 horas, o palco virtual recebe o espetáculo convidado sub.LIMINAR do grupo de Formandos de Licenciatura em Dança 1º Turma da FURB. Às 20 horas será transmitido o espetáculo selecionado A.L.I.C.E. - A Lucidez Irresistível de uma Consciência Errante, do grupo 6 de Copas, da Unicamp, de Campinas.
 
O sábado tem o espetáculo convidado: Criançar, de Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba, às 16 horas. Às 19 horas, o espetáculo selecionado internacional Actuar desde el Fantasma - Trio Fantasma, da Universidade Nacional das Artes, da Argentina e o encerramento, às 21 horas, fica por conta do espetáculo convidado Palharé no FitubALHARÉ no Fitub, da Cia. Divalhaças e Trupe Perambula, transmitido ao vivo dos estúdios da FURB TV, canal oficial do festival.
 

Esta 32ª edição do festival é realizada pela Universidade de Blumenau, patrocinada pela emenda parlamentar da então deputada Ana Paula Lima via Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, apoios do Sesc, Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau e Teatro Carlos Gomes. 

 

#ValorizeSuaUniversidadeLocal