Festival de Teatro premia mostras universitárias

Festival de Teatro premia mostras universitárias

Foto: Divulgação

O 27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Fitub, foi realizado pela Universidade de Blumenau, FURB, de 17 a 24 de julho e contou com o apoio do Sicoob Blucredi Sul. O festival reuniu 19 grupos de teatro: oito na Mostra Universitária Nacional e três na Mostra Paschoal Carlos Magno, Universitária Ibero-Americana, mais cinco grupos da Mostra Blumenauense e três espetáculos convidados, entre eles Os Gigantes da Montanha, do Grupo Galpão de Belo Horizonte, MG, que se apresentou na abertura desta edição.

 

Ao todo foram 31 encenações, que reuniram um público estimado em 15 mil pessoas, em apresentações feitas no Teatro Carlos Gomes, praça, escolas, Universidade, ancionato, supermercado e no Festival de Inverno, em Gaspar. 

 

As mostras universitárias premiam os participantes como forma de reconhecimento e incentivo ao trabalho realizado e o 27º Fitub encerrou com a solenidade de premiação dos espetáculos.

 

Epopeya Beat, do Instituto Nacional de Artes (IUNA), Buenos Aires, Argentina foi eleito pelo público como Espetáculo Destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno.  Assemblage, da Universidade do Estado de Santa Catarina, SC levou os troféus de Figurino e Conjunto de Atores e também recebeu um prêmio especial do júri, por investir no teatro como cena expandida, pelo exercício e trabalho de pesquisa dos limites da atuação e pela comunicação efetiva com a plateia.

 

Cavalos e Baias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ foi premiado com o troféu de Cenografia. O prêmio de Iluminação ficou com Jerusalém, da Faculdade de Artes do Paraná, PR. Maria Inês ou o que você mata para sobreviver, da Universidade de São Paulo, SP foi premiado pela Concepção Sonora.  O prêmio de Atriz ficou com Fernanda Jannuzzelli Duarte, como Cosma e Morte, em As Presepadas de Damião, da Universidade Estadual de Campinas, SP e o prêmio de Ator foi para Rafael Medrado, pela sua atuação em “O Diário de Genet”, da Universidade Federal da Bahia, BA.

 

O grupo de jurados do Festival destinou o troféu de Direção para Rodrigo Hayalla, por Jerusalém, da Faculdade de Artes do Paraná, PR e o prêmio de Melhor Espetáculo foi para “O Diário de Genet”, do ATeliê voadoR Companhia de Teatro, da Universidade Federal da Bahia, BA.

 

A coordenadora do Fitub, professora Pita Belli e o reitor da FURB, professor Dr. João Natel Machado encerraram esta edição convidando a todos para o 28º festival, em 2015.