Festival de música instrumental oferece aulas gratuitas

Festival de música instrumental oferece aulas gratuitas

Em sua 11ª edição, o maior festival gratuito de música instrumental do Brasil, o MIMO, oferece aulas para estudantes e músicos ministradas por artistas internacionais. A etapa educativa do MIMO 2014 tem na programação workshops, máster classes, oficinas e palestras oferecidas gratuitamente aos alunos inscritos. As tividades serão realizadas em Recife e em Olinda. 
 
Os cursos serão realizados por grandes nomes da música instrumental, como o pianista americano Chick Corea, um dos ícones mundiais do jazz, o especialista em música antiga e viola da gamba Jordi Savall e o percussionista indiano Trilok Gurtu. 
 
As oportunidades gratuitas são para estudantes e músicos de todo o país e acontecem, além de Pernambuco, na edição de Ouro Preto (MG) do MIMO. Dentre os destaques, há a master classe sobre música dos séculos XII e XIV realizada por Jordi Savall, e o workshop sobre ciclos rítmicos da música indiana na música contemporânea, com o percussionista e compositor da Índia Trilok Gurtu.
 
Os brasileiros Daniel Guedes e Raiff Barreto e o francês Thibault Delor ministrarão a oficina "Cordas Friccionadas", com atividades práticas. Ao todo, são 16 opções de aulas nesta primeira fase, com a proposta de estimular a criação musical e estudo da arte. O MIMO, que teve início em Olinda, agora acontece também em Paraty (RJ), Tiradentes (MG) e Ouro Preto (MG).
 
As inscrições para a primeira fase podem ser feitas até o dia 31 de julho, através do site do MIMO. O evento acontece de 4 a 7 de setembro, no Sítio Histórico de Olinda.
 
O Festival
 
Originalmente, o MIMO surgiu em 2004 na cidade de Olinda, em Pernambuco, por iniciativa da produtora Lu Araújo. Ela decidiu levar o melhor da música instrumental brasileira e internacional ao grande público, em concertos gratuitos e apresentados no interior das igrejas de cidades históricas.
 
Simultaneamente, foi criado o Festival de Cinema, com temática ligada à música. No ano seguinte, surgiu a Etapa Educativa, que, ao longo desse tempo, promove o desenvolvimento da capacidade criadora de jovens, proporciona o primeiro contato de crianças com a música e facilita o aperfeiçoamento de músicos profissionais.
 
A consagração do projeto, que contempla diferentes plateias, gêneros e ritmos, fez com que o festival ganhasse fôlego, crescesse para os pátios das igrejas, teatros e praças públicas e se expandisse para outras cidades-patrimônio: inicialmente Recife (PE) e João Pessoa (PB) e, mais tarde, rumo ao Sudeste, Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ).
 
Sucesso de público, o festival foi assistido por mais de 600 mil pessoas em dez edições. Ao longo de 2013, transformou-se em um movimento artístico-cultural permanente, que oferece atividades vinculadas aos vértices do MIMO: música, cinema, patrimônio e educação.
 
Além das edições do festival em Ouro Preto, Olinda, Paraty e Tiradentes, estão entre as novidades de 2014 a realização do Circuito MIMO Rio de Janeiro e o lançamento do Prêmio MIMO Instrumental, um edital que escolherá jovens instrumentistas de todo o Brasil para a programação oficial de concertos do festival.
 
Fonte: G1.com / MIMO