Exposição revela realidade de bairro de Blumenau por meio da fotografia e do bordado

Exposição revela realidade de bairro de Blumenau por meio da fotografia e do bordado

Foto: Ana e Elis Nascimento

A riqueza das fotografias e dos bordados que retratam paisagens do bairro Velha Grande em Blumenau viraram uma exposição no saguão do bloco A do campus 1 da Universidade Regional de Blumenau. Com o tema “A Comunidade é Bela: uma história contada por fotografias e bordado livre”, a exposição é fruto de um trabalho feito no âmbito da disciplina de Estágio I - Espaços Culturais por três estudantes do curso de Artes Visuais da FURB, aplicado em parceria com o Instituto Biss, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

As acadêmicas Celine Soster Fank, Júlia Czuika Wisniewski e Taiara Gerent da Silva estiveram envolvidas no projeto, feito a partir do trabalho da fotógrafa Ana Nascimento, junto ao instituto, que realizou atividades junto a moradoras do bairro para ensiná-las técnicas de fotografia, que deram origem à exposição.

"A gente pode apresentar por meio de fotografia um pouquinho das vivências dessa comunidade e sobretudo a relação dessa comunidade com a Universidade. Os estudantes foram, enquanto estágio, até o Instituto Biss, se relacionar com as senhoras da comunidade atendidas pelo Instituto e nessa relação criaram um processo de intervenção na fotografia da Ana (...) e o resultado que a gente tem é esse. Uma comunidade sendo representada, a comunidade aqui também vindo participar da abertura nessa relação tão importante que se chama extensão. A Universidade precisa de ensino, pesquisa e extensão e é nesse momento que a gente sabe que a gente é Universidade", enaltece Caroline de Carvalho, professora da disciplina.

Na noite do último dia 27 de maio, houve a solenidade de abertura da exposição, que contou com a presença do coro da FURB, de moradoras do bairro Velha Grande, representantes do Instituto Biss e acadêmicos da FURB. A mostra conta com o apoio da Divisão de Cultura da Universidade. Assista à reportagem abaixo e veja como foi a abertura da exposição, totalmente gratuita e aberta à comunidade interna e externa, no saguão do bloco A do campus 1 até 8 de junho.