Exposição Negra Blumenau marca Dia da Consciência Negra na FURB

Exposição Negra Blumenau marca Dia da Consciência Negra na FURB

Foto: Rafaela Martins

O projeto "FURB, Universidade Antirracista" apresenta de 18 de novembro até 09 de dezembro, no térreo da Biblioteca Universitária, campus 1, a exposição “Negra Blumenau”, de autoria das jornalistas Magali Moser (texto) e Rafaela Martins (fotos). Com a proposta de refletir e lançar um outro olhar para a região, as fotos que compõem a exposição Negra Blumenau integram a série de reportagens com o mesmo nome, publicada no Jornal de Santa Catarina entre os dias 20 e 22 novembro de 2007, por ocasião do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

O trabalho destaca a participação da população negra na construção da cidade que costuma ser lembrada apenas pela gente galega, de pele e olhos claros. "Blumenau é lugar de pessoas negras, sim! Qual imagem vem à cabeça quando pensamos na cidade polo do Vale – que quer ser Europeu – mas carrega nome indígena, Itajaí?”, questionam as autoras. E tal imagem transcende o município: Santa Catarina é o estado com a menor proporção de negros na população, segundo dados do último censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto "FURB, Universidade Antirracista" é coordenado pela professora Halina Leal, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), foi escolhido na 3ª campanha pela erradicação do racismo no ensino superior na América Latina, promovida pela Cátedra UNESCO/UNTREF, e desenvolve diversas atividades na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no período de setembro a dezembro de 2022, com vistas à reflexão e ao desenvolvimento de ações que promovam o debate e o combate ao racismo institucional.